Matemática, perguntado por letts14, 8 meses atrás

existe algum cálculo específico para a raiz quadrada de não exatos? tipo 3 e 5? e como a gente faz para resolver uma questão que tenha a raiz quadrada desses números?

Soluções para a tarefa

Respondido por INTTARS
1

Existem dois tipos de raiz quadrada: as exatas, e as não-exatas.

Os números que possuem raízes exatas nós chamamos de quadrados perfeitos, sim, você ouviu bem, quadrados.

A razão disso é que esses números, quando radicados, formam um desenho de um quadrado cujo lado mede o número extraído da raiz.

Tomemos a raiz de √16 , por exemplo.

A raiz de √16 é 4, pois 4×4 é 16.

Na imagem em anexo, você pode observar que um quadrado formado por 16 quadrados menores, tem o lado igual a 4 quadrados.

Inversamente, se você quiser desenhar um quadrado que mede 4,5,6,7 ... de lado, basta você multiplicar o número escolhido por ele mesmo que isso resultará em um quadrado perfeito.

Para as raízes não exatas, não há muito o que podemos fazer. Na medida do possível, nós fatoramos o número dado e escrevemos uma singela aproximação na forma de uma multiplicação.

Tomemos √18 por exemplo.

Não existe número que, ele vezes ele dá 18, então nós simplificamos a raiz. Para isso, dividimos pela sucessão dos menores números primos.

18/ 2

9/3

3/3

1

Repare que 3 forma um quadrado perfeito, pois 3×3 = 9, porém 2 não. Então, 2 permanece na raiz, e extraímos a raiz de 9.

O que resta é uma multiplicação de 3 pela raiz de 2, que significa a raiz de 18.

  \sqrt{18}  =  \sqrt{3 \times 3 \times 2}  = \sqrt{9 \times 2}  \\  = 3  \sqrt{2}

Não há como fatorar raízes de números primos, 2,3,5,7,11,17...então estes já estão na forma mais simplificada possível. Se em alguma questão apresentar uma dessas raízes, você deverá trabalhar o que ela pede com a raiz desse jeito.

Anexos:
Perguntas interessantes