existe a liberdade? justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Liberdade é uma das maiores ilusões do nosso tempo. Acredite, por mais que você ache que tenha escolhido a sua vida, na verdade, você foi escolhido por ela. O grupo de pessoas que estão ao seu redor, a sua profissão, a sua família… Tudo.
Por mais que pensemos ser donos da nossa própria vida, a nossa liberdade esbarra no que os demais acreditam nortear a sua própria vida, e isso, interfere na nossa. Ser livre é utópico. Vivemos dentro de um sistema que nos impõem os aprendizados a partir daquilo que chamamos vida. Não há como escapar a essa regra. Estamos no grande jogo da vida, onde existem vários times (famílias, trabalho, amizade) coordenados por treinadores, técnicos aos quais poderíamos chamar de seres de luz, que respondem todos a um grande líder, o Pai maior, o grande Criador.
Portanto, já nascemos com cartas marcadas em relação a aprendizados. E vale lembrar, aprendizados que nos autoimpusemos quando deixamos de aprender ou concretizar outros ensinamentos em outras existências. Voltando, chegamos a esse planeta, sob a fachada do livre arbítrio acreditamos ser livres. Não somos.
Vemos isso se manifestando publicamente em pessoas que estão na mídia, muitas vezes chamadas de celebridades. Por mais que passem a imagem de liberdade, toda a sua ação gera uma consequência. O que fazem ou deixam de fazer é exposto… Mas, não vamos além, nossa vida mostra isso constantemente. Quando crianças, seguíamos o que nossos pais ou pessoas em que acreditávamos ser importantes em nossas vidas ditavam como o correto, como o apropriado para isso ou aquilo. À medida que fomos crescendo, arriscamos pensar diferente, ser autênticos e nesse instante, aprendemos uma das grandes lições dessa existência: que tudo está sintonizado e interligado. Não adianta só pensar por si mesmo, é preciso refletir sobre o impacto das suas ações no contexto em que vivemos.É amigos e amigas… Você pode estar bem feliz aí na sua vida, na boa, enquanto que a sua atitude está infringindo espaços não demarcados, mas que existem, das pessoas ao sua volta.
Já percebeu isso?
Todas nossas atitudes esbarram em regras, nem sempre claras, do que acreditamos ou não ser certo. Até mesmo quem se intitula liberal tem as suas regras e as impõem para quem está por perto. Quem quer ser diferente tem resistência em aceitar que também o é. Interessante… Algo para pensar…