Português, perguntado por gomesmarquest, 1 ano atrás

Exercitando Leia o texto e responda às questões 1, 2 e 3. Soneto de Contrição Eu te amo, Maria, eu te amo tanto Que o meu peito me dói como em doença E quanto mais me seja a dor intensa Mais cresce na minha alma teu encanto. Como a criança que vagueia o canto Ante o mistério da amplidão suspensa Meu coração é um vago de acalanto Berçando versos de saudade imensa. Não é maior o coração que a alma Nem melhor a presença que a saudade Só te amar é divino, e sentir calma... E é uma calma tão feita de humildade Que tão mais te soubesse pertencida Menos seria eterno em tua vida. (Vinícius de Moraes) 1- O texto lido é um texto literário porque: (A) há em sua escrita uma grande preocupação com a forma. (B) utiliza a linguagem denotativa, o sentido literal das palavras. (C) a linguagem não é plurissignificativa. (D) sua preocupação está em transmitir uma informação exata. (E) o eu lírico não expressa suas emoções. 2- Nas duas últimas estrofes, o eu lírico diz que sente, em amar, uma calma, feita de humildade. A relação entre o eu lírico e a mulher amada é de: (A) companheirismo. (B) distanciamento. (C) encantamento. (D) submissão.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
43

1- O texto lido é um texto literário porque:

(A) há em sua escrita uma grande preocupação com a forma.

> O texto é um poema, pois está estruturado em versos e estrofes. Além disso, apresenta preocupação estética, como o uso de figuras de linguagem e exploração de sonoridade.

Um texto literário utiliza a linguagem conotativa, plurissignificativa, e expressa as emoções do eu lírico. E o foco NÃO está em transmitir uma informação exata.

2- A relação entre o eu lírico e a mulher amada é de:

(C) encantamento

> O eu lírico vive um amor platônico e não correspondido. Ele sente saudade da mulher amada e, para ele, essa ausência é melhor, porque, se ela pertencesse a ele, seu amor não seria tão divino, puro e intenso.

Respondido por lucilenekuhnen
1

Resposta:1b 2d

Explicação: confia

Perguntas interessantes