EXERCICIOS SOBRE O TEXTO
1. Por que os biólogos e outros cientistas usam o método científico?
2. Quais são as etapas do método científico?
3. O que é um experimento controlado?
4. E quando não há uma boa forma de se testar uma hipótese usando um experimento
controlado (por razões práticas ou éticas), o que um cientista faz?
5. Como é chamado o grupo que recebe o tratamento num experimento?
6. Como é chamado o grupo que não recebe o tratamento?
7. Qual é a função do grupo controle?
8. O que deve ser feito com os experimentos biológicos devido a esse potencial de variação?
9. Por que é preciso utilizar mais mais amostras e repetir-se o experimento mais vezes?
10. Por que os biólogos e outros cientistas também usam testes estatísticos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Os biólogos e outros cientistas usam o método científico para pesquisar o mundo natural. O método científico começa com uma observação, o que leva o cientista a fazer um questionamento. Depois ele apresenta uma hipótese, que é uma explicação a ser testada para responder a questão.
2 .1º - Observação.
2º - Elaboração do problema (fase do questionamento)
3º - Hipóteses.
4º - Experimentação.
5º - Análise dos resultados.
6º - Conclusão.
3. Um experimento controlado é uma técnica que permite aos cientistas testarem uma hipótese de pesquisa e a relação causa e efeito entre as variáveis envolvidas no ambiente de estudo
4. Em alguns casos, não há uma boa forma de se testar uma hipótese usando um experimento controlado (por razões práticas ou éticas). Neste caso, um cientista pode testar a hipótese fazendo predições sobre padrões que podem ser observados na natureza se a hipótese está correta.
5. O grupo que recebe o tratamento num experimento (neste caso o pote regado) é chamado de grupo experimental, enquanto o grupo que não recebe o tratamento (neste caso o pote seco) é chamado de grupo controle. O grupo controle fornece um padrão, ou referência, que permite avaliar se o tratamento tem um efeito.
6 Grupos Controle e Experimental
O grupo que recebe o tratamento num experimento (neste caso o pote regado) é chamado de grupo experimental, enquanto o grupo que não recebe o tratamento (neste caso o pote seco) é chamado de grupo controle.
7 Um grupo de controle científico permite o estudo experimental de uma variável por vez, e é parte vital do método científico. Em um deles, com o grupo controle, o fator testado não é aplicado – recebem um tratamento padrão, um placebo ou nenhum tratamento.
8. Devido a esse potencial de variação, experimentos biológicos precisam ter uma amostra de tamanho grande e, de preferência, ser repetidos várias vezes. O tamanho da amostra refere-se ao número de itens individuais testados num experimento - neste caso, 10 sementes de feijão por grupo.
9 O tamanho da amostra refere-se ao número de itens individuais testados num experimento - neste caso, 10 sementes de feijão por grupo. Com mais amostras e repetindo-se o experimento mais vezes, diminui-se a probabilidade de chegarmos a uma conclusão errada, devida à variação aleatória.
10 Biólogos e outros cientistas também usam testes estatísticos para ajudá-los a distinguir diferenças reais de diferenças devidas à variação aleatória (p.e., quando comparando grupos experimentais e controle).
espero ter ajudado! bons estudos.