Exercícios sobre o Tenentismo
Questão 1
O que foi na prática o ‘tenentismo’?
a) Movimento de militares monarquistas que defendiam a volta do império.
b) Movimento burguês, de cunho militar, pela mudança dos poderes no Brasil.
c) Um movimento constituinte que defendia uma maior participação dos militares na vida social brasileira.
d) Movimento de jovens oficiais do exército, contrários à política do “Café com Leite”.
e) Um levante no exército nacional sem conteúdo político, somente pelo aumento dos soldos.
Questão 2
Em quais estados brasileiros ocorreram os levantes de 1924?
a) Amapá e Amazonas.
b) Bahia e Pará.
c) São Paulo e Rio Grande do Sul.
d) Minas Gerais e Tocantins.
Questão 3
O que foi a Coluna Prestes?
a) Foi um movimento em decorrência das revoltas de 1924, que andou pelas cidades do Brasil, conhecendo de perto a realidade longe dos grandes centros rurais.
b) Foi um movimento em decorrência das revoltas de 1924, que andou pelo interior do Brasil, conhecendo de perto a realidade longe dos grandes centros urbanos.
c) Um movimento burguês que tinha como finalidade industrializar o Brasil.
d) Uma conspiração comunista para a tomada do poder contra Vargas.
e) Foi um movimento em decorrência da Revolução Russa de 1917, que andou pelo interior do Brasil, conhecendo a força do operariado brasileiro para um possível golpe de Estado.
Questão 4
A revolução de 1924, movimento tenentista, relacionou-se:
a) aos desejos de reformas econômicas e sociais de caráter socialista que acarretassem a superação da República oligárquica e elitista.
b) à violência praticada pelos governos republicanos controlados pelas oligarquias paulista e mineira contra lideranças operárias e camponesas.
c) aos anseios por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocavam com os princípios de ordenação constitucionais da República.
d) ao caráter conservador do governo Epitácio Pessoa, cuja política repressiva desencadeou o movimento de intervenção federal nos Estados oportunistas
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)não tenho certeza mas acho que é a B)Movimento burguês, de cunho militar, pela mudança dos poderes no Brasil.
2)c) São Paulo e Rio Grande do Sul.
3)não tenho certeza mas acho que é a A) Foi um movimento em decorrência das revoltas de 1924, que andou pelas cidades do Brasil, conhecendo de perto a realidade longe dos grandes centros rurais.
4)c)aos anseios por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocavam com os princípios de ordenação constitucionais da República.
Explicação: Questão 1 O tenentismo foi um movimento de revolta política e militar que surgiu entre os oficiais rasos do exército brasileiro insatisfeitos com a política da Primeira República. ... O surgimento do tenentismo na década de 1920 contribuiu para a desestabilização da ordem política existente na Primeira República.
Questão 2 Liderada pelo General Isidoro Dias Lopes ocorreu em São Paulo a Revolução de 1924. No dia 5 de julho, em São Paulo, cerca de 1000 homens ficaram em locais estratégicos, o objetivo da mobilização era tirar do poder o presidente Artur Bernardes, no entanto, outra vez, o grupo de tenentes não sobressaiu e foi derrotado formando a coluna paulista. Logo depois de sair de São Paulo, o grupo partiu em direção ao interior do estado, liderado por Siqueira Campos Juarez Távora.
No mesmo momento, no Rio Grande do Sul, o tenente Luiz Carlos Prestes que discordava com a direção política do Brasil, liderou uma ofensiva militar em Santo Ângelo, seu comando foi em direção ao estado do Paraná encontrar com a coluna paulista.
Questão 3 Foi uma espécie de passeata de longa duração, realizada por políticos e militares brasileiros entre os anos de 1924 e 1927. Em suas marchas pelo país, os integrantes da coluna combatiam o governo do então presidente Arthur Bernardes e de seu sucessor, Washington Luís. Além disso, defendiam o voto secreto e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população, entre outros objetivos.
Questão 4 O tenentismo tinha o objetivo de desequilibrar o regime republicano e tomar o poder do Estado para a realização de reformas políticas, sociais e econômicas.
Resposta:
Questão 1 a resposta é D
Explicação:
O tenentismo foi um movimento político e militar realizado por jovens oficiais brasileiros durante o período da Primeira República. Esse corpo de oficiais era composto em geral por tenentes e capitães que estavam insatisfeitos com o sistema político brasileiro, sobretudo com as práticas do jogo político imposto pelas oligarquias.