exercicios sistema sensorial 8 ano com gabarito
Soluções para a tarefa
Nosso sistema sensorial é responsável por detectar todos os estímulos internos e externos. Para isso, ele usa células especiais denominadas células sensoriais. As células sensoriais que são capazes de captar os estímulos do interior do nosso corpo são chamadas de:
quimiorreceptores
fotorreceptores e quimiorreceptores
exteroceptores
mecanorreceptores
proprioceptores e interoceptores.
QUESTÃO 2
Os nossos sentidos (paladar, tato, audição, visão e olfato) captam as informações do meio externo e, para isso, utilizam células sensoriais especializadas chamadas de:
exteroceptores.
proprioceptores.
interoceptores.
mecanorreceptores.
quimiorreceptores.
QUESTÃO 3
Os quimiorreceptores são células sensoriais capazes de captar informações a respeito de substâncias químicas que estão presentes no meio, como no ar. Baseando-se nisso, marque a alternativa que indica quais sentidos possuem quimiorreceptores ajudando na compreensão de um estímulo.
Paladar e visão.
Visão e olfato.
Tato e paladar.
Visão e tato.
Paladar e olfato.
QUESTÃO 4
(UEL-PR) No organismo humano, os receptores sensoriais responsáveis pelos sentidos do olfato podem ser classificados como:
propriorreceptores.
mecanorreceptores.
quimiorreceptores.
fotorreceptores.
termorreceptores.
QUESTÃO 5
A visão é um sentido capaz de captar estímulos luminosos através dos fotorreceptores. No olho humano, encontramos dois tipos de fotorreceptores:
retina e cones.
bastonetes e quimiorreceptores.
cones e bastonetes.
íris e retina.
pupila e íris.
Resposta:
sistema nervoso sensorial faz parte do sistema nervoso responsável pelo processamento da informação sensorial. Um sistema sensorial consiste em neurônios sensoriais (incluindo as células receptoras sensoriais), caminhos neurais e partes do cérebro envolvidas na percepção sensorial. Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles visão, audição, tato,paladar,olfato e equilíbrio. Em suma, os sentidos são transdutores do mundo físico para o reino da mente, onde interpretamos a informação, criando nossa percepção do mundo que nos rodeia.[1]
Os organismos precisam de informações para resolver pelo menos três tipos de problemas: (a) manter um ambiente adequado, ou seja, homeostase; (b) atividades de tempo (por exemplo, mudanças sazonais de comportamento) ou sincronizar atividades como os de coespecíficos; e (c) localizar e responder a recursos ou ameaças (por exemplo, movendo-se para recursos ou evadindo ou atacando ameaças). Os organismos também precisam transmitir informações para influenciar o comportamento de outro: identificar-se, alertar coespecíficos de perigo, coordenar atividades ou enganar.[2]
O campo receptivo é a área do corpo ou ambiente ao qual um órgão receptor e células receptoras respondem. Por exemplo, a parte do mundo que um olho pode ver, é o seu campo receptivo; a luz que cada haste ou cone pode ver, é o seu campo receptivo.[3] Os campos receptivos foram identificados para o sistema visual, sistema auditivo e sistema somatossensorial.