Exercícios
Responda as questões abaixo:
1-Quais os acontecimentos políticos que marcaram o período da idade
média?
2-Como viviam os europeus neste período?
3- Caracterize a sociedade desta época.
4-Como se organizava o poder político?
5- Quais as consequências das invasões barbaras na Europa a partir d
século Ill?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - O que estipula o início da Idade Média é a destituição de Rômulo Augusto do trono romano, em 476, e o que estipula seu fim é a conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453.
A Idade Média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, que são:
Alta Idade Média: século V ao século X;
Baixa Idade Média: século XI ao século XV.
Durante a Alta Idade Média, a Europa passava pelas transformações derivadas da desagregação do Império Romano e o feudalismo estava em formação. A Baixa Idade Média foi o período auge do feudalismo e no qual a Europa começou a sofrer transformações oriundas do renascimento urbano e comercial.
2 - Acredito que se esforçavam muito para fazer as coisas do dia-a-dia as mulheres não tinham máquinas de lavar roupas, ferro pra passar, detergente p lavar louças, roupas para usar, sabonetes,tudo era feito manualmente. Os homens trabalhavam todos os dias na agricultura e pecuária serviço braçal nas fazendas e ganhavam vc pouco ou somente um prato comida como pagamento e lugar pra dormir. Os privilégiados eram da corte europeia. Era uma vida sofrida tudo muito escasso.
3 - A sociedade feudal era essencialmente agrária, sendo a terra a principal fonte de riquezas.
4 -
(ESPARTA)
Características
- Legislação severa
- Militarismo
- Estrutura social rígida. Dividia a sociedade em 3 grupos.
- Elite: eram os espartanos ou esparciatas. Por serem os únicos considerados cidadãos, podiam controlar a religião a política e os assuntos militares.
- Periecos: eram livres e se dedicavam ao comércio e ao artesanato.
- Hilotas: prisioneiros de guerra, eram a maioria da população.
5 - - As cidades foram invadidas...o povão fugiu, indo abrigar-se nos antigos latifúndios romanos, que iriam tornar-se em feudos
- o poder do imperador romano acabou-se...não havia mais leis nem exército para manter a ordem...agora era cada um por si...é por isso que surge o modelo feudal, onde o feudo é uma espécie de micro-país, onde o senhor feudal tem suas proprias leis, pesos e medidas, moedas (quando havia), etc.
- o que impera é a lei do mais forte: a posse da terra é o sinal de poder...mas a unica maneira de consegui-la é pela violência, contra nobres inimigos...uma antiga tradição bárbara, o comitatus, permanece no feudalismo, chamada de relações suserano-vassálicas, um tipo de aliança entre dois nobres...
- A Europa, em sua maior parte, torna-se um mundo rural...há poucas cidades...a maioria vive nos campos, em feudos, prestando serviços ao senhor feudal em troca de proteção..são os servos...
- a igreja católica multiplica suas riquezas, torna-se poderosa, a maior senhora feudal da europa, devido às doações de nobres moribundos, temerosos de irem arder no inferno..
Explicação: coloca como melhor resposta pfvv