Exercícios físicos intensos podem provocar doenças renais graves, segundo pesquisa americana
Uma equipe de pesquisadores, liderados pelo professor de nefrologia C. P., examinou 22 corredores, antes e depois da Maratona de Hartford 2015 e encontraram possíveis danos estruturais aos túbulos renais no rim após o exercício. O estudo, realizado em colaboração com cientistas da Universidade de Quinnipiac, também nos Estados Unidos, foi publicado no American Journal of Kidney Disease em março deste ano.
DINO. Exercícios físicos intensos podem provocar doenças renais graves, segundo pesquisa americana. Terra. 8 maio 2017. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2019.
Nesse sentido, de acordo com o estudo mencionado no texto anterior, uma das consequências que os maratonistas podem sofrer é:
A)
o aumento da taxa de reabsorção de água
B)
a redução da taxa de secreção de ureia
C)
o aumento da taxa de reabsorção de glicose
D)
a redução da taxa de secreção de proteínas
E)
o aumento da taxa de secreção de ureia
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: letra B, porque a letra A diz que haverá aumento na reabsorção de água, isso acontece quando o rim está em perfeito estado, ou seja não pode ser. C diz que a um aumento na taxa de absorção da glicose, também acontece em um rim que funciona bem, só se fosse ao contrário. D diz na redução na secreção de proteínas, porém não é expelida proteína na urina ou seja não pode ser, se estivesse aumento seria correto. E aumento da taxa de secreção de ureia não pode ser porque quando o rim não funciona a maior parte das substâncias tóxicas ficam no organismo. Por isso letra B que é o contrário da E caracteriza um rim em mal funcionamento. Espero que tenha ajudado.
Perguntas interessantes