Exercícios de V ou F:
1- Todos os lugares do planeta possuem formações vulcânicas . ( )
2- O vulcão é um elemento natural que interliga o interior do planeta com a parte exterior. ( )
3-O interior do planeta é a região chamada de núcleo ou manto e a parte externa é chamada de crosta. ( )
4-O núcleo ou manto possui material em temperatura muito alta e no estado liquido. ( )
5- A crosta terrestre e a região do planeta que possui temperaturas ideais para existência de vida. ( )
6- Não existem condições para manutenção de nenhuma especie de vida no núcleo e no manto, pois as temperaturas ultrapassam o limite suportável. ( )
7- O Brasil é um pais privilegiado pois apresenta condições naturais favoráveis a boa qualidade de vida. ( )
8-Os vulcões desempenham papel fundamental no equilíbrio natural do planeta, renovando as rochas e fertilizando o solo.( )
9-No Brasil não existem vulcões em atividade. ( )
10- O material expelido pelos vulcões recebe o nome de magma e consiste de um composto pastoso formado por vários minérios que quando resfriado se tornam rochas.( )
Soluções para a tarefa
1: F - 2: F - 3: V - 4: F - 5: V - 6: V - 7: V - 8: F - 9: V - 10: V
Explicação:
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima.
São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.
- Erupções freáticas (vapor).
- Erupções explosivas de lava rica em sílica (p.e. riólito)
- Erupções efusivas de lava pobre em sílica (p.e. basalto)
- Lahars
- Emissões de dióxido de carbono
Todas estas atividades podem ser um perigo potencial para o ser humano. Além da atividade vulcânica muitas vezes ser acompanhada por sismos, águas termais, fumarolas e gêiser, entre outros fenômenos. As erupções vulcânicas são frequentemente precedidas por sismos de magnitude pouco elevada.
Núcleo: O interior da Terra atinge temperaturas de aproximadamente 6 000 °C. O calor interno do planeta foi gerado inicialmente durante sua formação, e calor adicional é constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urânio, tório, e potássio. O fluxo de calor do interior para a superfície é pequeno se comparado à energia recebida pelo Sol (a razão é de 1/30000).
Também chamado de Nife, Centrosfera ou Barisfera e, em planetas como a Terra, dada sua constituição, pode ainda receber o nome de Metalosfera.
Manto: o manto estende-se desde cerca de 30 km e por uma profundidade de 2900 km. A pressão na parte inferior do mesmo é da ordem de 1,4 milhões de atmosferas. É composto por substâncias ricas em ferro e magnésio. Também apresenta características físicas diferentes da crosta. O material de que é composto o manto pode apresentar-se no estado sólido ou como uma pasta viscosa, em virtude das pressões elevadas.
A viscosidade no manto superior (astenosfera) varia entre 10²¹ a 10²⁴ pascal segundo, dependendo da profundidade. Portanto, o manto superior pode deslocar-se vagarosamente. As temperaturas do manto variam de 100 graus Celsius (na parte que faz interface com a crosta) até 3500 graus Celsius (na parte que faz interface com o núcleo).
Crosta: a crosta forma a maior parte da litosfera. Em alguns lugares chega a atingir 90 km, mas geralmente estende-se por aproximadamente 30 km de profundidade. É composta basicamente por silicatos de alumínio, sendo por isso também chamada de Sial. A fronteira entre manto e crosta envolve dois eventos físicos distintos. O primeiro é a descontinuidade de Mohorovicic que ocorre em virtude da diferença de composição entre camadas rochosas. O segundo evento é uma descontinuidade química que foi observada a partir da obdução de partes da crosta oceânica.
A crosta é a camada mais externa que constitui a superfície da Terra. A crosta continental tem cerca de 40 km de profundidade, enquanto que a crosta oceânica tem cerca de 7 km de profundidade.
No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
Os magmas são constituídos por uma mistura de rocha em estado variável de fusão com materiais voláteis, composta maioritariamente por silicatos a alta pressão e temperatura acompanhados por um conjunto variável, em proporção e tipo, de iões metálicos e compostos voláteis ricos em enxofre, podendo ainda conter cristais em suspensão, gases dissolvidos e por vezes bolhas de gás.
Os magmas acumulam-se em geral dentro de câmaras magmáticas situadas entre os 15 e os 150 km de profundidade, com temperaturas que variam entre 650 e 1200 ºC, mas podendo atingir 1560 °C. Quando expelido por um vulcão, o magma dá origem à lava e às rochas extrusivas, que quando ejectadas em erupções explosivas produzem tefras e outros piroclastos.
Quando o magma solidifica em profundidade dá origem a intrusões nas rochas adjacentes, podendo formar diques e soleiras.