EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA 1 - Enuncie e explique as leis de Lamarck. 2 - Qual a ideia central do pensamento de Darwin; 3- Conceitue: a) Orgão homólogos; b) órgão análogos c) órgão vestigiais d) Irradiação adaptativa e) evolução convergente f) evidencias bioquímicas: 4 - Quais os pressupostos da teoria da moderna da evolução. 5-Diferencia Anagêneses e cladogeneses 6 - Diferencie Espécie e raça 7-Diferencia adaptação por evolução e adaptação por homeostase; 8-O que e especiação simpátrica e alopatrica 9- Conceitue o tipo de isolamento pre zigoto assim distintos: a) Isolamento Sazonal b) Isolamento etológico c) Isolamento mecânico d) Isolamento habitat 10 - Conceitue o tipo de isolamento pós zigoto assim distintos: a) Inviabilidade do híbrido b) Esterilidade do hibrido
Soluções para a tarefa
1 - O primeiro pesquisador a formular uma hipótese a respeito da evolução das espécies foi Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829). Em sua obra intitulada Philosophie Zoologique (1809), Lamarck afirmava que existiam transformações nas espécies em direção a uma maior complexidade em decorrência de pressões externas, isto é, o meio ambiente influenciava um organismo, provocando a necessidade de modificação.
Segundo Lamarck, de acordo com as suas necessidades, um organismo passava a utilizar com maior frequência alguns órgãos, fazendo com que estes se desenvolvessem mais que os outros. Essa lei ficou conhecida como “Lei do uso e desuso” e, além de destacar o maior desenvolvimento de estruturas usadas com frequência, enfatizava que aquelas pouco utilizadas atrofiavam-se.
2- Segundo Darwin, a seleção natural é resultado da existência da variabilidade genética, que assegura não existirem dois indivíduos exatamente idênticos, em qualquer espécie. Como conseqüência da vida num planeta com recursos limitados, a competição pela sobrevivência se encarregará de eliminar os mais fracos.
Para explicar sua teoria, Lamarck utilizou como exemplo o pescoço longo das girafas. Segundo esse pesquisador, existiam inicialmente girafas com pescoço curto, todavia, elas tinham de esticar-se para alcançar o alimento em árvores altas. Diante do esforço constante para conseguir alimento, o pescoço foi aumentando de tamanho progressivamente e, a cada geração, apresentava-se maior do que na geração anterior. Lamarck concluiu, portanto, que o uso levou ao aumento do pescoço.
Além do uso e desuso, Lamarck propôs que as características adquiridas durante a vida eram repassadas para as gerações futuras. Essa lei ficou conhecida como “Lei da herança dos caracteres adquiridos”, que, junto à “Lei do uso e desuso”, forma a teoria conhecida hoje como Lamarckismo.
Lamarck, em razão principalmente da falta de tecnologia e conhecimento na época, pecou em vários aspectos de sua teoria. Primeiramente devemos ter em mente que o uso e o desuso não provocam o surgimento de características que podem ser transmitidas aos descendentes. Se uma pessoa faz exercícios com frequência, por exemplo, não conseguirá passar seu porte atlético aos seus filhos. Além disso, nenhuma característica adquirida durante a vida pode ser repassada para os descendentes, uma vez que apenas alterações a nível genético podem ser herdadas.