História, perguntado por jardelinocarboni, 7 meses atrás

EXERCICIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO: Escravidão no Brasil 1. Qual era a razão para a prática do tráfico negreiro no Brasil durante o período colonial? 2- Alguns escravos não aceitavam a escravização e as violências diárias. O que faziam como forma de resistência? 3- Quais eram os castigos e punições dadas aos negros escravos? 4- O que foi a Lei Áurea? 5- Qual era a posição dos jesuítas em relação a escravidão indígena?​

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosmma2
1

1 - O tráfico negreiro era realizado no período colonial pois era um sistema lucrativo para a Coroa Portuguesa, o "Brasil" Colonial se expressava na economia ultramarina do Atlântico pela "proximidade" relativa que o Brasil se tinha como por exemplo a Angola, que foi um dos países em que mais exportou escravos nessa época.

2 - Houveram inúmeras revoltas e resistências dos escravos, uma das formas mais conhecidas foram os Quilombos, sendo o dos Palmares o mais conhecido. Mas é importante perceber que não houve apenas o Quilombo dos Palmares, mas existiam em diversos engenhos de açúcar movimentos de escravos que se revoltavam, muitos se utilizavam de sabotagem como meio de se opor ao sistema.

3 - Castigos com chicotes, mutilação, morte.

4 - A Lei Áurea de 1888 sancionou a abolição da escravidão no Brasil, é importante perceber que depois da lei o trabalho escravo e o racismo não foram evaporados de um dia para o outro, a luta por melhores condições continuaram e continuam até os dias de hoje.

5 - Os Jesuítas eram contra a escravidão indígena, eles queriam se aproximar para impor a sua religião nos mesmos, era feito um trabalho de imposição cultural e religiosa, os "Aldeamentos" conseguem expressar essa ideia, nesse processo era incentivado o contato indígena com os portugueses, criando um controle sobre esses povos.

Respondido por daniellebixcoito
1
Olá!

1.) R: A razão era a necessidade de mão de obra escrava, visto que os indígenas não poderiam ser escravizados por conta dos Jesuítas.

2.) R: Muitos dos negros escravizados se juntavam em fugas coletivas e se revoltavam e isso leva a criação de quilombos.

3.) Açoitamento em público e chicoteamento, essas são só algumas dentre outras formas horríveis de castigo.

4.) A lei Áurea foi assinada em 1888 por Princesa Isabel, após uma “pressão” do parlamento. Cerca de 700.000 a 800.00 escravos agora estavam livres por conta dessa Lei.


5.) Os jesuítas consideravam os Indígenas como irmãos de fé por terem os catequizado, dessa forma não era possível ou aceitável escraviza um índio por compartilharem da mesma fé.


Espero ter ajudado você!

karinymariany293: obg
daniellebixcoito: ;)
Perguntas interessantes