exercicios de logica de programação? alguém sabe? por favor ;)
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Para exercitar Estruturas Sequenciais
1) Crie um programa que solicite dois números inteiros ao usuário e exiba a sua soma.
2) Crie um programa que solicite a altura, largura e bases de um trapézio e calcule a sua área. (Considerar mesma unidade de medida).
3) Crie um programa que calcule o lado de um triângulo, dados os dois outros. Obs.: ignorar condição de existência de um triângulo (se ele é válido ou não).
Para treinar estruturas condicionais
4) Criar um programa que calcule o salário de um funcionário da empresa x. Para isso, o programa deve receber como entrada a quantidade de dependentes. E para cada dependente será acrescido 50 reais + salário fixo de 1.500 reais. Se o funcionário tiver mais de 3 dependentes, seu salário líquido aumenta 10%.
5) Crie um programa que dado os valores a, b e c de uma equação ax² + bx + c, seja calculado as raízes reais da equação. Se "a" for nulo ou o delta for negativo, o programa deve exibir a mensagem "não existem raízes reais" e encerrar a execução.
6) Crie um programa para receber dois operandos e um operador, levando em consideração os que representam as quatro operações básicas da aritmética. Mostre o resultado da operação, segundo os operandos e operador informados. Caso haja um operador inválido, exibir a mensagem de "operação inválida" e encerrar a execução.
Para treinar Estruturas de Repetição
7) Receba um número natural N e exiba a sua tabuada.
8) Receba um número natural N e calcule o seu fatorial.
9) Receba um número de uma base b e de um expoente e. Calcule a potência levando em consideração que:
* Existem expoentes negativos;
* Existe expoente nulo;
* Existem expoentes fracionários;
* Existem bases negativas;
* Existe base nula.
Para treinar Vetores
10) Receba a nota de 40 alunos e calcule a média da sala. Exiba-a.
11) Receba 10 valores inteiros (positivos e negativos) e calcule:
* o maior valor recebido;
* o menor valor recebido;
* a média dos valores;
E exiba ao usuário.
12) Receba 10 valores e ordene-os de maneira crescente e exiba ao usuário.
Para treinar Matriz
13) Um tabuleiro de xadrez tem 64 casas. Dado que:
* 1 = peão
* 2 = torre
* 3 = bispo
* 4 = cavalo
* 5 = rainha
* 6 = rei
* 7 = vazio
Exiba a quantidade de peões, torres, bispos, cavalos, rainha, rei e vazio do tabuleiro. Obs.: não é permitido usar estruturas de decisão ou múltipla escolha.
Para treinar Funções e Procedimentos
14) Crie um procedimento para exibir "Olá" ao usuário.
15) Uma função para calcular o produto de dois números e exiba-o ao usuário.
16) Crie um programa que contenha um menu e no menu as opções de:
1 - carregar um vetor[10];
2 - ordenar o vetor na forma ascendente;
3 - ordenar o vetor na forma descendente;
4 - exibir ao usuário o vetor ordenado;
9 - finalizar.
Para treinar recursividade
17) Calcule o fatorial de um número natural, recursivamente.
18) Calcule o hiperfatorial de um número natural, recursivamente.
19) Calcule a potência de um número natural, recursivamente.
20) Verifique se um número é palíndromo ou não, recursivamente.
1) Crie um programa que solicite dois números inteiros ao usuário e exiba a sua soma.
2) Crie um programa que solicite a altura, largura e bases de um trapézio e calcule a sua área. (Considerar mesma unidade de medida).
3) Crie um programa que calcule o lado de um triângulo, dados os dois outros. Obs.: ignorar condição de existência de um triângulo (se ele é válido ou não).
Para treinar estruturas condicionais
4) Criar um programa que calcule o salário de um funcionário da empresa x. Para isso, o programa deve receber como entrada a quantidade de dependentes. E para cada dependente será acrescido 50 reais + salário fixo de 1.500 reais. Se o funcionário tiver mais de 3 dependentes, seu salário líquido aumenta 10%.
5) Crie um programa que dado os valores a, b e c de uma equação ax² + bx + c, seja calculado as raízes reais da equação. Se "a" for nulo ou o delta for negativo, o programa deve exibir a mensagem "não existem raízes reais" e encerrar a execução.
6) Crie um programa para receber dois operandos e um operador, levando em consideração os que representam as quatro operações básicas da aritmética. Mostre o resultado da operação, segundo os operandos e operador informados. Caso haja um operador inválido, exibir a mensagem de "operação inválida" e encerrar a execução.
Para treinar Estruturas de Repetição
7) Receba um número natural N e exiba a sua tabuada.
8) Receba um número natural N e calcule o seu fatorial.
9) Receba um número de uma base b e de um expoente e. Calcule a potência levando em consideração que:
* Existem expoentes negativos;
* Existe expoente nulo;
* Existem expoentes fracionários;
* Existem bases negativas;
* Existe base nula.
Para treinar Vetores
10) Receba a nota de 40 alunos e calcule a média da sala. Exiba-a.
11) Receba 10 valores inteiros (positivos e negativos) e calcule:
* o maior valor recebido;
* o menor valor recebido;
* a média dos valores;
E exiba ao usuário.
12) Receba 10 valores e ordene-os de maneira crescente e exiba ao usuário.
Para treinar Matriz
13) Um tabuleiro de xadrez tem 64 casas. Dado que:
* 1 = peão
* 2 = torre
* 3 = bispo
* 4 = cavalo
* 5 = rainha
* 6 = rei
* 7 = vazio
Exiba a quantidade de peões, torres, bispos, cavalos, rainha, rei e vazio do tabuleiro. Obs.: não é permitido usar estruturas de decisão ou múltipla escolha.
Para treinar Funções e Procedimentos
14) Crie um procedimento para exibir "Olá" ao usuário.
15) Uma função para calcular o produto de dois números e exiba-o ao usuário.
16) Crie um programa que contenha um menu e no menu as opções de:
1 - carregar um vetor[10];
2 - ordenar o vetor na forma ascendente;
3 - ordenar o vetor na forma descendente;
4 - exibir ao usuário o vetor ordenado;
9 - finalizar.
Para treinar recursividade
17) Calcule o fatorial de um número natural, recursivamente.
18) Calcule o hiperfatorial de um número natural, recursivamente.
19) Calcule a potência de um número natural, recursivamente.
20) Verifique se um número é palíndromo ou não, recursivamente.
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