Português, perguntado por Izabela06c, 10 meses atrás

Exercícios de interpretação da música “Chega!” de Gabriel pensador. 1. Destaque os pontos em que o compositor levanta problemas sociais 2. O texto é uma crítica? Em caso afirmativo a quem e ao que 3. Você concorda com os argumentos de Gabriel o Pensador? Por quê? 4. É possível relacionar as duas músicas a uma mesma narrativa? 5. Como a escola pode ser uma aliada da cidadania e da juventude para lidar com os problemas na música apresentados?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
96

Olá!

Ao longo da música Gabriel pensador nos mostra insatisfações com os problemas sociais, desde seu início em: "Que mundo é esse?" passando por , "A gente é saco de pancadas, há muito tempo e aceita, porrada da esquerda, porrada da direita", até "eu pago a conta do SUS, e cada momento a maca que leva os mortos na falta de atendimento", sendo trechos que refletem nossa sociedade atual.

Além disso, sim, o texto é uma crítica. Podemos concordar com o Rapper pela veracidade em suas rimas, que demonstram exatamente o que vem acontecendo em nosso país.

Por fim, através da educação, conscientização e suporte inclusivo os alunos poderão se sentir mais próximos a instituição escolar e consequentemente ter melhores condições de atuar em sociedade.

Até mais!

Respondido por eulucioaraujo
1

1. A letra da canção "Chega!", de Gabriel O Pensador, faz referência a alguns problemas sociais.

Exemplos extraídos da letra

O rapper menciona esses fenômenos sociais nas seguintes passagens da letra de sua música:

  • "A gente é saco de pancada há muito tempo e aceita p* da esquerda, p* da direita";
  • "Novas e velhas notícias, mentiras verdadeiras, verdades fictícias";
  • "Polícia prende o bandido, bandido volta pra pista, bandido mata polícia, polícia mata o surfista";
  • "Morreu mais uma menina, que falta de sorte, não traficava cocaína e recebeu pena de morte! Mais uma bala perdida, paciência";
  • "Vida de gado, resignado, chega! Vida de escravo, de condenado! A corda no pescoço do patrão e do empregado, quem trabalha honestamente tá sempre sendo roubado";
  • entre outras.

2. Sim, o principal objetivo da música de Gabriel, O Pensador é tecer uma crítica social.

A crítica social em "Chega!"

O rapper, em sua canção, repudia fenômenos sociais como as fake news, a ineficácia da polícia e da justiça, a guerra às drogas, aos abusos nas relações de trabalho, a carência de saneamento básico, a corrupção, entre outros.

3. Resposta pessoal.

O objetivo da canção de Gabriel O Pensador

Com sua música "Chega!", o rapper Gabriel O Pensador pretende promover uma reflexão quanto aos valores cultivados atualmente pela sociedade, desde os ocupantes dos cargos públicos até os indivíduos que a compõem.

No ambiente escolar, é comum trabalhar letras de músicas que refletem uma reivindicação pessoal do cantor como um recurso didático para exercitar o senso crítico dos alunos.

4. Sim, há entre as canções "Estudo Errado" e "Chega!", ambas de Gabriel O Pensador, uma relação de intertextualidade.

A relação entre "Estudo Errado" e "Chega!"

Ao passo que a música "Estudo Errado" critica diretamente o sistema tradicional de educação no Brasil e a canção "Chega!" critica aspectos sociais da população adulta, é possível estabelecer uma relação entre elas ao se pensar o papel da educação na solução dos problemas sociais.

5.

O papel social da escola

É papel da escola promover o desenvolvimento do senso crítico e da consciência política das crianças e adolescentes que, futuramente, exercerão o direito do voto.

Nesse sentido, o investimento em educação é uma medida estrutural para a resolução dos problemas sociais citados por Gabriel O Pensador na canção "Chega!".

Analise mais letras de músicas: https://brainly.com.br/tarefa/26889785

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes