Química, perguntado por Neveryou, 10 meses atrás

Exercícios de Balanceamento Quimico

1 - Faça o balanceamento quimico das seguintes equações:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Luisalbertopuna17
5

Explicação:

a) 1S + O2 → 1SO2

b) H2 + Cl2 → 2HCl2

c) 3Cr + O2 → Cr2O3

d) 5P + 3O2 → 3P2O5

Respondido por diogenes10neto
8

O balanceamento químico das seguintes equações é:

a) S + O₂ → SO₂

b) H₂ + Cl₂ → 2 HCl

c) 4 Cr + 3 O₂ → 2 Cr₂O₃

d) 4 P + 5 O₂ → 2 P₂O₅

e) Al₂(CO₃)₃ → Al₂O₃ + 3 CO₂

f) 3 Mg(OH)₂ + 2 H₃PO₄ → Mg₃(PO₄)₂ + 6 H₂O

g) 3 BaO + As₂O₅ → Ba₃ (AsO₄)₂

h) K₂Cr₂O₇ + 2 KOH → 2 K₂CrO₄ + H₂O

Balanceamento Químico

O balanceamento químico consiste em ajustar os coeficientes estequiométricos da reação de modo que o número de átomos de cada elemento nos reagentes seja igual ao número de átomos de cada elemento nos produtos, respeitando a Lei da Conservação de Massas.

Realização do balanceamento químico das equações

a) No lado dos reagentes, existem 2 átomos de O e 1 átomo de S. No lado dos produtos também existem 2 átomos de O e 1 de S. Logo, a equação já está balanceada.

S + O₂ → SO₂

b) No lado dos reagentes, existem 2 átomos de H e 2 de Cl. No lado dos produtos existe 1 átomo de H e 1 átomo de Cl. Logo, deve ser inserido o número 2 na frente do HCl para igualar ao número de átomos dos reagentes.

H₂ + Cl₂ → 2 HCl

c) Há 1 átomo de Cr e 2 átomos de O no lado dos reagentes. No produto há um Cr₂O₃ (2 átomos de Cr e 3 átomos de O).

Para igualar ambos, deve-se inserir um número que multiplicando pelo número de átomos de oxigênio, o resultado fique igual em ambos os lados.

Inserindo um 2 na frente do Cr₂O₃, o número de oxigênio será igual a 6. No lado dos reagentes, deve-se inserir um número na frente do O₂ para que o resultado também seja 6. Esse número é o 3. Por último, basta balancear o Cr, pois do lado do produto, há 4 Cr, logo, deve-se inserir 4 no Cr no lado dos reagentes.

4 Cr + 3 O₂ → 2 Cr₂O₃

d) Primeiramente, deve-se inserir um número para balancear o oxigênio em cada lado. No lado dos produtos há 5 átomos de oxigênio e no lado dos reagentes, existem 2. Deve-se inserir um número em cada um destes, de modo que o resultado da multiplicação pelo número de átomos de oxigênio seja igual em ambos os lados.

Inserindo um 2 na frente de P₂O₅, tem-se 10 átomos de O e 4 de P. No lado dos reagentes, deve-se inserir um número que multiplicado por 2 (número de átomos de O), o resultado seja 10. Esse número é 5. Por último, o P do lado dos reagentes ficará balanceado, inserindo o número 4.

4 P + 5 O₂ → 2 P₂O₅

e) O número de átomos de Al está igual em ambos os lados. Porém, o carbono e o oxigênio não estão balanceados. Ao tentar ajustar somente o número de carbonos, consequentemente o oxigênio também ficará igual em ambos os lados. No lado do reagente há 3 átomos de carbono, logo, será inserido o número 3 para igualar.

Al₂(CO₃)₃ → Al₂O₃ + 3 CO₂

f) Para equações com maior número de reagentes e produtos, há um macete que facilita o processo de balanceamento. Primeiramente, deve-se balancear de acordo com a seguinte ordem, no qual se juntar as iniciais de cada um forma a palavra MACHO:

  • metais
  • ametais
  • carbono
  • hidrogênio
  • oxigênio

Seguindo a regra, primeiramente será balanceado o metal, que é o magnésio. Se no lado dos produtos há 3 átomos de magnésio, no lado dos reagentes deve-se inserir o número 3.

O próximo é o ametal, que é o fósforo. No lado do produto, há 2 átomos de P e no reagente apenas 1. Logo, deve-se inserir o 2 no lado dos reagentes.

Como não há carbono, o próximo elemento é o hidrogênio, no qual constam 12 nos reagentes e 2 nos produtos. Deve-se inserir o 6 na molécula de H₂O para igualar 12.

3 Mg(OH)₂ + 2 H₃PO₄ → Mg₃(PO₄)₂ + 6 H₂O

g) Começando pelo Ba, deve-se inserir o 3 no BaO, pois no lado dos produtos existem 3 átomos de Ba. Consequentemente, o As e o O já estão balanceados.

3 BaO + As₂O₅ → Ba₃ (AsO₄)₂

h)  Começando pelos metais (Cr e K), há 2 átomos de Cr no lado dos reagentes e no lado dos produtos apenas 1, logo, deve-se inserir o 2 no K₂CrO₄. O número de átomos K no lado dos produtos é igual a 4 e no lado dos reagentes é igual a 3. Deve-se inserir o 2 no KOH. Consequentemente, o oxigênio e hidrogênio ficarão balanceados.

K₂Cr₂O₇ + 2 KOH → 2 K₂CrO₄ + H₂O

Entenda mais sobre balanceamento químico em: https://brainly.com.br/tarefa/3353510?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes