Exercícios 4. O conto "Audiência do capeta", recolhido por Câmara Cascudo (200, inicia-se assim: "Vô-le conta um causo sucedido. O causo é o seguinte e seguinte é este:" Nesse trecho, o que é possível perceber? A. O propósito do pesquisador em evidenciar a dificuldade de pronúncia daquele que informou a história. B. A falta de diversidade de vocabulário, própria da literatura oral. C. Um exemplo da dificuldade de muitos contadores de histórias, que não conhecem bem as fórmulas que iniciam os contos. D. As marcas da oralidade, referindo o contexto de enunciação, em que o narrador dirige-se ao interlocutor e propõe contar uma história. E. O preconceito linguístico, já que se evidencia a forma "incorreta" da fala.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra D
Explicação:
Fiz e está correta
No trecho do conto "Audiência do capeta", é possível perceber:
D. As marcas da oralidade, referindo o contexto de enunciação, em que o narrador dirige-se ao interlocutor e propõe contar uma história.
Marcas de oralidade
Geralmente, trata-se de marcadores de fala, pausas ou hesitações; interrupções, reformulações; alongamento de vogal ou consoante.
No caso do texto lido, o que evidencia a presença desses elementos é a expressão "vô-le" (vou lhe) e a repetição em "O causo é o seguinte e seguinte é este".
A expressão "vô-le" marca a fala do sertanejo, em que é comum a substituição do "lh" pelo "l" e a supressão do "u" após a vogal "o" em palavras oxítonas.
Essas marcas de fala também servem para pôr em evidência o discurso do narrador ao se dirigir ao interlocutor para anunciar que contará uma história.
Mais sobre marcas de oralidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/40183287
#SPJ2