História, perguntado por brenda13bb, 5 meses atrás

EXERCÍCIOS:

1- Que fatores provocaram a decadência do Império Romano?

2-0 que é Feudalismo?
3-Como as invasões bárbaras impulsionaram a ruralização e a decadência comercial?

4-O que era a Servidão? Cite e explique duas de suas obrigações.

5- O que era vassalagem?

6- Por que afirmamos que o poder político no Feudalismo era descentralizado?

7- Qual o papel da Igreja Católica na ordem feudal?
8- O que era o Feudo? Como ele era dividido?​

Soluções para a tarefa

Respondido por LayslaBeatriz12
3

1-O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder.

2-Feudalismo foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média. ... O feudo era formado geralmente pelo senhor feudal, por escravos (que eram minoritários à época) e por camponeses, livres ou em condição de servidão.

3-O Império Romano do Ocidente teve como uma das principais causas de sua queda as invasões bárbaras protagonizadas pelos povos germânicos que habitavam a região a leste das fronteiras do Império. Ao lado da decadência da economia escravista e da desestruturação militar, as invasões bárbaras foram apontadas por historiadores como um dos principais processos que levaram ao fim do maior império da Antiguidade, em 476 d.C.

4-Os servos possuíam obrigações com os senhores feudais, tinham que pagar impostos, como a corveia (trabalhavam sem remuneração por alguns dias da semana em troca de proteção) e as banalidades (taxas que os servos pagavam para utilizar o moinho, o forno, o celeiro, entre outros, que eram propriedades do senhor feudal).

5-Vassalagem na Idade Média, consistia em um acordo de serviços recíproco entre uma pessoa política e economicamente menos influente e uma outra que sob esses aspectos lhe era superior.

6-Na sociedade feudal o poder político era descentralizado na medida em que o Rei era mais uma figura simbólica que um senhor de fato de suas terras: ele dividia o seu controle com os seus vassalos, que, em troca da lealdade ao Rei, ganhavam porções de terras - os feudos - que administravam e tinham a função de proteger

7-A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. ... Tal fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento.

8-Feudo (Latim: feudum) é a terra ou uma fonte de renda concedida por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. Essa prática desenvolveu-se na alta Idade Média, no governo de Carlos Magno após o fim do Império Romano e foi a base para o estabelecimento de uma aristocracia fundiária.A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. Para organizar a exploração das terras no feudo, senhores feudais e servos utilizavam uma série de critérios organizacionais. ... O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo.

Perguntas interessantes