Exercícios:
1) Quais os motivos que levam a eclosão desta revolta no Maranhão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Estado do Maranhão vivia um contexto conturbado no final do século XVII, que foi fruto da insatisfação dos moradores de São Luís com as medidas tomadas pela Coroa, por meio da Companhia de Comércio do Maranhão, na questão do monopólio comercial e no descumprimento das remessas de escravos africanos. Outro fator era a insatisfação local com a ação dos jesuítas no controle das populações indígenas.
A insatisfação dos moradores de São Luís com a Companhia de Comércio do Maranhão diz respeito ao fato de a empresa pagar preços muito baixos pela produção dos locais, por favorecer terceiros, por não cumprir suas obrigações em relação aos escravos africanos e por oferecer mercadorias em péssima qualidade.
O descontentamento causado pelos jesuítas relaciona-se à criação de leis, por parte da Coroa, que concedia o monopólio do controle dos indígenas a esses religiosos. No caso do Maranhão, foi decretada uma lei em 1º de abril de 1680, que proibia a escravização dos indígenas no estado. Essa lei foi resultado direto dos esforços dos jesuítas para impedir que os colonos escravizassem e aprisionassem os indígenas.
Essa situação revoltava as pessoas mais influentes de São Luís, conhecidas como homens-bons. Para agravar todo esse cenário, os homens-bons de São Luís não aceitavam o fato de o governador da província, Francisco de Sá e Menezes, morar em Belém, cidade que na época era considerada rival de São Luís, fazendo com que eles se sentissem desprezados por sua autoridade.
Explicação:
A razão direta que explica o início da Revolta de Beckman foi a insatisfação dos habitantes de São Luís com a administração colonial. As causas da insatisfação dos colonos estavam em torno da questão da escravização dos indígenas e do monopólio comercial realizado pela Companhia de Comércio do Maranhão, principalmente.
eu não sei se está correto mais foi oq eu achei