Exercícios :
1) Quais doenças mais comuns são causada pela falta de vitaminas C, D, A e K.
2) Com o excesso de carboidratos na alimentação pode causar quais doenças, cite 2 doenças.
Soluções para a tarefa
Resposta:
questão 1
A falta da vitamina C leva ao escorbuto, caracterizado pelo enfraquecimento geral, hemorragia, hálito fétido, sangramento das membranas gengivais e mucosas. Outros sintomas são feridas na pele, predisposição à gripe, bronquite e pneumonia.
A falta da vitamina D corre o risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe, resfriado e doenças autoimunes como a esclerose múltipla.
Em mulheres grávidas aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser portadora de Transtorno Autista.
Para evitar a carência da vitamina D, é importante se expor ao sol de 15 a 20 minutos por dia com braços e pernas descobertos.
a falta da vitamina A pode levar à ceratoconjuntivite ou a ulcerações nas córneas, que podem evoluir para necroses. Contribui para a formação de pele seca, unhas quebradiças e queda de cabelo. A falta dessa vitamina pode causar cegueira noturna.
A falta de vitamina K causa alteração na coagulação sanguínea, ou seja, sangramento difícil de estancar, que pode levar a uma hemorragia. Esse sangramento pode ocorrer através da pele, do nariz, por uma pequena ferida ou, o mais grave, no estômago. Também é possível ocorrer presença de sangue na urina ou nas fezes.
questão 2
1- Obesidade
Cada grama de carboidratos contém 4 calorias, e alguns alimentos podem conter dezenas de gramas de carboidratos. Ou seja, somam centenas de calorias.
Mas consumi-las em excesso leva ao aumento de peso e diversos outros problemas; o seu organismo vai armazenar qualquer energia extra como gordura.
Como consequência, isso aumenta as chances de desenvolver a obesidade e o sobrepeso.
2- Função cognitiva
Gordura e carboidratos geralmente têm uma relação inversa na dieta.
Por exemplo, a maioria das pessoas mantém a ingestão de proteínas um pouco estável; e é mais comum as pessoas que consomem mais carboidratos e açúcar, consumirem menos gorduras saudáveis.
Isso é perigoso, pois o corpo precisa de gorduras saudáveis para manter a função cerebral adequada, controle do humor e regulação hormonal.
Inicialmente uma refeição açucarada ou alta em carboidratos, pode dar a sensação de picos de adrenalina; porém, após isso é possível aumentar a exaustão e indisposição.
O grande problema, é que o carboidrato é viciante e tem efeitos terríveis sobre o cérebro, especialmente quando se
trata de aumentar a ansiedade e a fadiga. O que, consequentemente, piora a função cognitiva.