EXERCICIOS
1- O que foi o chamadofundingloan na República Velha?
2 - Quem eram os chamados coronéis na República Velha?
3- Como funcionavam o coronelismo e o voto de cabresto?
4- O que foi a chamada política dos governadores?
5 - O que foi a chamada política do "café-com-leite"?
Soluções para a tarefa
1- O que foi o chamado fundingloan na República Velha? Os banqueiros britânicos fizeram um novo acordo financeiro com o Brasil chamado de funding loan. Por esse acordo, os banqueiros fizeram um vultoso empréstimo de cerca de 10 milhões de libras ao Brasil e aceitaram uma moratória, isto é, a suspensão temporária do pagamento dos juros e da dívida externa.
2 - Quem eram os chamados coronéis na República Velha? Os chefes dos estados, passaram a ser os "coronéis dos coronéis", os currais eleitorais se multiplicaram no país, a compra e troca de votos dos eleitores por favores e apadrinhamentos passou a ser prática comum nas grandes cidades agora, além da área rural.
3- Como funcionavam o coronelismo e o voto de cabresto? O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
4- O que foi a chamada política dos governadores? A política dos governadores, ou política dos estados, foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis (ver coronelismo) e elegiam bancadas pró-Governo Federal, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais, enfrentassem qualquer tipo de oposição.
5 - O que foi a chamada política do "café-com-leite"? Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo — com grande produção de café — e Minas Gerais — produtor de leite e maior polo eleitoral do país de então —, impedindo que o principal cargo do Poder Executivo fosse ocupado por representante dos interesses de outros estados economicamente importantes à época, como Rio Grande do Sul e Pernambuco. Essa política perdurou até a Revolução de 1930
bons estudos
me guem