EXERCÍCIOS
1 - Marque V ou F
A- Os fungos são eucariontes heterotróficos ( )
B- Vivem somente no corpo de seres vivos ( )
C- O glicogênio é a principal substância de reserva ( )
D- São somente multicelulares ( )
E- Fazem fotossíntese ( )
2 - Explique a estrutura corporal dos fungos, se necessário faça um esquema explicando o que é corpo de frutificação, hifas e micélio.
3 - Explique os processos de reprodução dos fungos
4 - Cite e exemplifique cada uma das classes dos fungos.
5 - O que são líquens e micorrizas.
6 - Cite algumas razões que tornam os fungos seres importantes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Marque V ou F
A- Os fungos são eucariontes heterotróficos ( V )
B- Vivem somente no corpo de seres vivos ( F )
C- O glicogênio é a principal substância de reserva ( V )
D- São somente multicelulares ( F )
E- Fazem fotossíntese ( F )
2- São formados por um emaranhado de filamentos, chamados de hifas, que podem ser de dois tipos: as cenocíticas ou as septadas. A parede celular das hifas é composta de quitina, mesma substância encontrada no exoesqueleto dos artrópodes. O conjunto de hifas forma o micélio, que pode crescer sem parar enquanto o fungo encontrar alimento e condições favoráveis para sobreviver ─ lembrando que o crescimento das hifas ocorre apenas em suas extremidades.
3-A reprodução dos fungos pode ocorrer sexuada ou assexuadamente. Na reprodução sexuada ocorre a fusão de duas hifas haploides com formação de zigotos diploides. Muitas espécies de fungos apresentam formas sexuais diferentes que são designadas pelos sinais + e -, pois nesses organismos não há diferenças que permitam classificá-los em macho e fêmea.
A reprodução assexuada dos fungos pode ocorrer por brotamento, fragmentação do micélio e por esporulação. No brotamento ou gemulação, os brotos se separam da célula original formando cadeias de células. É o que ocorre nas formas unicelulares como o Saccharomyces cerevisae. Na fragmentação, um micélio se fragmenta originando vários micélios; e na esporulação, há a produção de esporos que são resistentes a ambientes desfavoráveis, e que, através de mitoses, formam indivíduos adultos.
4- Os fungos são classificados em cinco filos: Filo Cythridiomycota (citridiomicetos ou mastigomicetos), Filo Zygomycota (zigomicetos), Filo Ascomycota (ascomicetos), Filo Basidiomycota (basidiomicetos) e Filo Deuteromycota (deuteromicetos).
5- LÍQUENS: Associação entre fungos, geralmente ascomicetos, e cianobactérias (algas azuis), permite a sobrevivência desses dois reinos de organismos diferentes em um ambiente que provavelmente sozinhos não conseguiriam.
MICORRIZAS: Micorrizas são associações mutualistas que acontecem entre fungos e as raízes da maioria das plantas vasculares, que são aquelas que possuem vasos condutores de seivas.
6- Por serem saprófagos e se alimentarem de restos de animais e vegetais mortos, os fungos apresentam importante papel ecológico atuando como decompositores em um ecossistema, isto é, reciclando a matéria orgânica para que ela seja reinserida no ambiente, geralmente sendo reutilizada na produção de mais matéria orgânica pelos produtores.
Explicação: