EXERCÍCIOS
1) Leia o fragmento abaixo: "A história da raça humana é uma só - na fonte, na experiência, no progresso." (MORGAN, 2005).
Sobre o evolucionismo cultural marque a alternativa incorreta:
a) Antropologia evolucionista se dedicou a entender as sociedades chamadas "primitivas", sociedades não ocidentais, que hoje os
cientistas denominam sociedades de "pequena escala" ou, ainda, "sociedades simples".
b) Os principais antropólogos evolucionistas são: Morgan, Tylor e Frazer.
c) Os antropólogos evolucionistas estavam preocupados na construção ou reconstrução de uma história linear da humanidade.
d) Para os evolucionistas há necessidade de contextualizar os fenômenos culturais de cada povo.
Soluções para a tarefa
Explicação:
alternativa a é a correta
Resposta:
No evolucionismo cultural há necessidade de contextualizar os fenômenos culturais de cada povo. Desse modo,alternativa correta, letra D.
O evolucionismo cultural, sugere que a história do homem desde os primórdios, seguiu o mesmo linear e progressivo caminho, apenas se evidenciando uma diferença temporal entre os povos que não possuíam determinados estágios desenvolvidos.
Em outras palavras, sugere que a cultura teve uma fase inicial, e que aperfeiçoou-se ao longo do tempo até os padrões atuais.
O homem atual, considerado civilizado, possui armas e tecnologias mais sofisticadas, e desse modo, pretende ser o padrão de referência para o julgamento dos seres humanos que viveram nos tempos passados, considerados selvagens.
O evolucionismo cultural, defende que tanto o homem civilizado quanto o índio ou o aborígene tem cultura. Este se torna o maior ponto de discussão na teoria do evolucismo cultural.
Praticando o julgamento de seres semelhantes à nós, estamos praticando o Etnocentrismo, designado por uma etnia no centro, que julga as outras a partir de comparações de suas próprias condições
Explicação:
confiaa na mae