Química, perguntado por Luana4444, 6 meses atrás

Exercício sobre PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Dia de churrasco! Carnes já temperadas, churrasqueira
acesa, cervejas e refrigerantes no freezer. Quando a primeira cerveja
é aberta, está quente! Sem desespero, podemos salvar a festa. Basta
fazer a mistura frigorífica. É simples: colocar gelo em um isopor, com
dois litros de água, meio quilo de sal e 300 mL de etanol (46 °GL). Em
três minutos, as bebidas (em lata) já estarão geladinhas e prontas para
o consumo. Basta se lembrar de lavar a latinha antes de abrir e
consumir. Ninguém vai querer beber uma cervejinha ou um refrigerante
com gosto de sal, não é?
Sobre a mistura frigorífica, são feitas as seguintes perguntas:
Qual é a ação do sal sobre o gelo?
Qual é a função do álcool?
Qual é a função da água?

Obrigada

Soluções para a tarefa

Respondido por rick160163
1

Resposta:Segue a resposta na explicação

Explicação:

a)Crioscopia:Para a ciência, resfriar significa perder calor. A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também). Perdendo energia, que é o mesmo que calor, a temperatura da lata diminui. Com isso o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C.O efeito crioscópico é a diminuição do ponto de congelamento de um líquido quando um soluto não volátil é adicionado a ele.

Por exemplo, em lugares frios, as águas dos mares formam uma camada de gelo somente na superfície, porque ela é formada somente por água. Já a parte líquida que fica abaixo do gelo não se congela porque, além de o gelo ser um isolante térmico natural, essa água possui vários sais dissolvidos que diminuem o ponto de congelamento.

b)A função do Alcool é o solvente e o sal é o soluto não volatil cujas fórmulas unitárias estão também unidas, formando aglomerados iônicos de estrutura geométrica bem definida, que são chamados de retículos cristalinos. Mas ao ser colocado em água, o sal reage com as moléculas dela, tendo os seus íons separados (ocorre uma dissociação iônica). Assim, os íons Na+ e Cl- ficam dispersos na água e também não são visíveis a olho nu.Assim, essas partículas (moléculas ou íons) que ficam dispersas no solvente, que geralmente é a água, são as responsáveis por mudanças em determinadas propriedades do solvente.

c)A função da Água é o solvente e o sal é o soluto não volatil cujas fórmulas unitárias estão também unidas, formando aglomerados iônicos de estrutura geométrica bem definida, que são chamados de retículos cristalinos. Mas ao ser colocado em água, o sal reage com as moléculas dela, tendo os seus íons separados (ocorre uma dissociação iônica). Assim, os íons Na+ e Cl- ficam dispersos na água e também não são visíveis a olho nu.Assim, essas partículas (moléculas ou íons) que ficam dispersas no solvente, que geralmente é a água, são as responsáveis por mudanças em determinadas propriedades do solvente.


Luana4444: Nossa que resposta completa, mto obrigada!
Perguntas interessantes