História, perguntado por selmamouraoo, 9 meses atrás

Exercício para quem não tem o livro:
1) que fatores aguçaram o interesse de estados e comerciantes europeus em chegar às Índias?
2) que elementos na sua opinião contribuíram para que Portugal fosse o primeiro na corrida marítima comercial?
3) pesquise e descreva como foi o processo de chegada dos portugueses na América.
4) pesquise sobre o tratado de Tordesilhas.​


selmamouraoo: mim ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por Stefanylivia
1

O pioneirismo português

O período das Grandes Navegações e a consolidação da economia mercantil dentro da Europa estabeleceu um novo tipo de relação entre as nações européias. O interesse na conquista de novas rotas comerciais e a descoberta de áreas de colonização permitiu uma relação competitiva entre as nações européias. O controle de uma terra distante e a descoberta de um novo ponto comercial significava a possibilidade de fortalecimento do Estado por meio da expansão de suas atividades mercantis.

3)Na tarde de 22 de Abril de 1500uma expedição comandada pelo português Pedro Álvares Cabral avistou terra. Depois de quase um século de expedições marítimas ao longo do oceano Atlântico, os portugueses chegavam naquele momento, a um continente desconhecido para eles. Entretanto ainda não sabiam disso.

A expansão portuguesa se fazia em direção às Índias. No ano de 1498, o navegador Vasco da Gama chegou à cidade de Calicute. Sua volta a Lisboa comprovou a alta lucratividade das viagens dos portugueses. As especiarias renderam mais de seis mil por cento em relação ao investimento inicial.

O rei português, D. Manuel, o Venturoso, ordenou a preparação de uma segunda expedição, com treze navios e 1 200 homens. A esquadra, sob o comando do fidalgo Pedro Álvares Cabral, era tida como uma das mais importantes na empresa marítima portuguesa.

4)Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como "Cipango"[1] e Antília.[2] Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela. O tratado foi ratificado por Castela a 2 de julho e por Portugal a 5 de setembro de 1494. Algumas décadas mais tarde, na sequência da chamada "questão das Molucas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcação, a leste, o antimeridiano[3] correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoça, a 22 de abril de 1529.


Stefanylivia: mesmo sem a 1 o brainly não deixa pois queria mandar o material completo pois eu já estudei isso mas o brainly não deixa,vou tentar fazer uns ajustes aqui
Stefanylivia: vou mandar por partez
Stefanylivia: *partes
selmamouraoo: ok
Stefanylivia: demorou,mas consegui,aí está todo o material menos a 1 pq vc disse que já havia conseguido
Stefanylivia: espero que consiga para o que precisa,como eu já estudei isso, é apenas atenção,se tiver atenção consegue entender
selmamouraoo: obg
Stefanylivia: de nada
selmamouraoo: tem como ordenar pq n sei qual é a de cada questão
Stefanylivia: do lado de cada um tem um número assim 4) que quer dizer qual é a questão
Perguntas interessantes