EXERCÍCIO:GUERRA DOS MASCATES
1°)Onde ocorreu a Guerra dos Mascates?
2°)Em qual ano Recife foi elevada à categoria de vila?
3°)Qual foi a reação dos senhores de engenho quando isso aconteceu?
4°)Quais eram os objetivos dos senhores de engenhos?
5°) Qual era a função das Câmaras Municipais no período colonial?
6°) Quem disputavam os cargos da Câmara?
7°)Quem eram os "homens bons”?
8°))Quais as camadas sociais que não podiam participar das eleições?
9°)Qual foi a decisão de Lisboa a tomar conhecimento do conflito?
10°)Por que essa guerra ficou conhecida como Guerra dos Mascates?
URGENTE PFVR
PRECISO PRA AMANHÃ
PFVVR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL !!!!!!!!
Soluções para a tarefa
1 - A chamada Guerra dos Mascates ocorreu em Pernambuco.
2 - João V, que elevava o Recife à condição de vila. Ordenou que se levantasse um pelourinho em fevereiro de 1710, elevando o Recife à categoria de vila independente, com um governo municipal instalado
3 - Até o final do século XVII, Olinda era a principal cidade de Pernambuco, onde moravam ricos senhores de engenhos, que pensavam que sua fortuna jamais acabaria. Mas isso aconteceu, por uma guerra de preços do açúcar no mercado europeu, e os senhores de engenho de Olinda começaram a pedir dinheiro emprestado aos comerciantes do Recife, mero povoado. Aos poucos, foram surgindo ódio e conflitos. Conscientes de sua importância, os comerciantes pediram ao rei de Portugal que o povoado fosse elevado a vila. Quando estava sendo concretizada a separação entre as duas cidades, em 1710, os senhores de Olinda se revoltaram, tendo como um dos chefes o proprietário de engenho Bernardo Vieira de Melo. Sem condição de resistir, os comerciantes mais ricos do Recife fugiram para não serem capturados. A metrópole interveio na região, em 1711, prendendo os líderes da rebelião. Recife foi elevada à condição de capital de Pernambuco.
4 - Embora dependentes economicamente dos comerciantes portugueses, os senhores de engenho pernambucanos não aceitaram a emancipação político-administrativa do Recife, até então uma comarca subordinada a Olinda. A emancipação do Recife foi percebida como uma agravante da situação dos latifundiários locais (devedores) diante da burguesia lusitana (credora), que por esse mecanismo passava a se colocar em patamar de igualdade política.
5 - As Câmaras Municipais representam o poder local das vilas no período colonial da história do Brasil. Elas surgiram em função da necessidade da coroa portuguesa em controlar e organizar as cidades e vilas que se desenvolviam no Brasil.
6 - Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador
7 - Homem-bom é uma expressão que designava, a partir da Idade Média, em Portugal e no Brasil colonial, membros da comunidade aldeã e das vilas que tinham certa relevância social, quer por possuírem propriedades ou outros bens, quer por exercerem ofícios não manuais.
8 - Escravos, judeus, estrangeiros, mulheres e degredados
9 -
10 -A guerra recebeu esse nome devido a participação dos comerciantes portugueses, que eram chamados pejorativamente de mascates