Português, perguntado por raissasalves19, 9 meses atrás

Exercício de intertextualidade
Receita de herói
tome-se um homem feito de nada
como nós em tamanho natural
Embebeda-se-lhe a carne Lentamente
De uma certeza aguda,
irracional Intensa como ódio ou como a fome
Intensa como ódio ou com uma fome.
Depois perto do fim
Agita se um pendão
E toque-se um clarim
Serve-se morto.

Das afirmações abaixo Marque V verdadeiro ou F falso para:
( )os verbos que indicam ordem (imperativo): tome- se, embeba-se-lhe, agita-se, toque-se, serve-se são próprios do gênero textual receita.
( ) o poeta usa a estrutura e os elementos de uma receita de cozinha para falar como se faz um herói; portanto utiliza-se da intertextualidade de forma e conteúdo.
( )o advérbio de modo lentamente, ou seja, o modo de fazer é característico da receitas culinárias.
( ) a receita de cozinha termina geralmente com a expressão: servi-se (frio ou quente ou gelada, etc). Dessa forma o último verso do poema é feito de forma realista ou crítica, isto é, um herói "servi-se morto".
( )o poema de Reinaldo Ferreira não faz uma referência clara e direta a nenhuma receita em específico, mas o modo como o texto é construído lembrar as tais receitas, portanto utiliza-se da intertextualidade implícita

Soluções para a tarefa

Respondido por fr191501
0

Resposta:

não sei alguém me ajuda pfv tá muito difícil

Respondido por lalasalmeida
13

Resposta:

(V) Os verbos que indicam ordem (imperativo): "Tome-se", "Embeba-se lhe", "Agite-se", "toque-se", "Serve-se". “Serve-se” são próprios do gênero textual receita.

(F) O poeta usa a estrutura e os elementos de uma receita de cozinha pra falar como se faz um herói; portanto utiliza-se da textualidade de forma de conteúdo.

(V) O advérbio de modo: "lentamente", ou seja, o "modo de fazer",  são próprios do gênero textual receitas.

(V) As receita de cozinha termina com a expressão: "Serve-se... (gelado ou frio ou quente etc.). Dessa forma o último verso do poema é feito de forma realista ou crítica , isto é, um herói "Serve-se morto."  

(V) O poema de Reinaldo Ferreira faz uma referência "implícita" às receitas culinárias - a referência não é clara, direta, a nenhuma receita em específico, mas o modo como o texto é construído lembra as tais receitas  

Perguntas interessantes