História, perguntado por juciaravitoria1324, 7 meses atrás

Exercício de fixação
1 ) O que é um Estado?
2 ) O que caracteriza um Estado?
3 ) De acordo com o texto como o Brasil se Tornou Um Estado?
4 ) Como era o Brasil antes da independência?
5 ) Onde e quando ocorreu a Independência do Brasil?
6 ) O que significou a chegada da família real no Brasil?
7 ) O que foi a Revolução do Porto?
8 ) Por que a Revolução do Porto foi um ponto de partida para a independência do Brasil?
9 ) Quais as primeiras medidas econômica do governo de D. João no Brasil? 10 ) Cite as consequências da independência do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por mariavitoriaqueiroz3
1

Resposta:

1- O termo Estado data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, detentor do monopólio da violência e da força, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.

2-POVO TERRITÓRIO E SOBERANIA. A formação de um Estado consiste em três elementos: uma população, um território e um governo. Esses aspectos são essenciais, porque sem eles não poderia existir um Estado.

3-BRASIL

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

HISTÓRIA DO BRASIL

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

4-Antes do processo de independência do Brasil, ocorreu a transferência da corte portuguesa para o Brasil. ... Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era então a mais rica e desenvolvida das colônias portuguesas

5-O grito da independência – se de fato tiver acontecido – ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi aclamado imperador e no dia 1º de dezembro de 1822 ele foi coroado D.

6-D. João era o regente de Portugal e ordenou a vinda da família real para o Brasil para evitar a sua captura pelas tropas francesas. A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal e França por conta da disputa desta com a Inglaterra.

7-João 6º A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em agosto de 1820 na cidade do Porto, ao norte de Portugal, espalhando-se rapidamente para outras regiões do país até chegar à capital, Lisboa.

8-João VI teve de lidar com insatisfações em Portugal que se manifestaram em Revolução Liberal do Porto de 1820. Esse foi o ponto de partida do processo de independência do Brasil. Portugal vivia uma forte crise, tanto política quanto econômica, em consequência da invasão francesa.

9-Dom João VI tomou no Brasil duas principais medidas econômicas: a abertura dos portos para as nações amigas, em 1808, e a permissão da instalação de manufaturas no país.

10-Entre as consequências do processo de independência do Brasil, podem ser mencionados: Surgimento do Brasil enquanto nação independente; Construção da nacionalidade “brasileira”; ... As cortes portuguesas exigiam a revogação das medidas implantadas no Brasil e o retorno do príncipe regente.

Explicação:

espero ter te ajudado mesmo Anjo :)

Respondido por Emanoellaferz
0

Resposta:

( 1 )- O termo Estado data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, detentor do monopólio da violência e da força, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação

( 2 )- POVO TERRITÓRIO E SOBERANIA. A formação de um Estado consiste em três elementos: uma população, um território e um governo. Esses aspectos são essenciais, porque sem eles não poderia existir um Estado.

( 3 )- Podemos dizer que a construção do Estado Brasileiro se iniciou com a vinda da Família Real para a América Portuguesa em 1808 e o estabelecimento do governo de D. João VI (o período Joanino) e se desenvolveu ao longo dos anos seguintes, até a abdicação de D. Pedro I, em 18.

( 4 )- Antes do processo de independência do Brasil, ocorreu a transferência da corte portuguesa para o Brasil. ... Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era então a mais rica e desenvolvida das colônias portuguesas.

( 5 )- O grito da independência – se de fato tiver acontecido – ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi aclamado imperador e no dia 1º de dezembro de 1822 ele foi coroado D.

( 6 )- D. João era o regente de Portugal e ordenou a vinda da família real para o Brasil para evitar a sua captura pelas tropas francesas. A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal e França por conta da disputa desta com a Inglaterra.

( 7 )- A revolução do Porto, também referida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberal que eclodiu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto e teve repercussões tanto na História de Portugal quanto na História do Brasil.

( 8 ) - D.João VI teve de lidar com insatisfações em Portugal que se manifestaram em Revolução Liberal do Porto de 1820. Esse foi o ponto de partida do processo de independência do Brasil. Portugal vivia uma forte crise, tanto política quanto econômica, em consequência da invasão francesa.

( 9 )- Dom João VI tomou no Brasil duas principais medidas econômicas: a abertura dos portos para as nações amigas, em 1808, e a permissão da instalação de manufaturas no país.2.

( 10 )- Entre as consequências do processo de independência do Brasil, podem ser mencionados: Surgimento do Brasil enquanto nação independente; Construção da nacionalidade “brasileira”; ... As cortes portuguesas exigiam a revogação das medidas implantadas no Brasil e o retorno do príncipe regente.

Perguntas interessantes