Física, perguntado por thalitamagalhaoxktu3, 9 meses atrás

Exercicio 2:
Um raio de luz incide no vértice V de um espelho
esférico côncavo. O correspondente raio refletido
passa pelo ponto:
(A) A; (B) B; (C) D; (D) E; (E) G.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por shravan21072008
3

Resposta:

São calotas esféricas em que uma das faces é espelhada. Se a face espelhada é a interna, o espelho esférico é côncavo. Se for a externa, é convexo. Na foto o espelho superior é côncavo e o inferior é convexo.

Observe que um raio de luz que incide no espelho côncavo paralelamente ao eixo principal reflete passando efetivamente por um ponto do eixo principal. Este ponto é denominado foco principal e é indicado por F. A distância de F ao espelho é chamada distância focal e representada por f.

Se o raio de luz incidir num espelho convexo, paralelamente ao eixo principal, o prolongamento do raio refletido passa pelo foco principal F. Isto significa que o foco principal tem natureza real nos espelhos côncavos e virtual nos convexos.

Para os raios de luz citados vale a recíproca. Se um raio de luz incidir num espelho esférico passando pelo foco principal F, efetivamente no espelho côncavo e por prolongamento no convexo, o correspondente raio refletido é paralelo ao eixo principal.


thalitamagalhaoxktu3: Não entendi a sua resposta
Respondido por Adria070pinheiro
0

Resposta: A) A

Explicação: todo raio de luz que incide no vértice de um espelho esférico reflete simetricamente em relação ao eixo principal, concluímos que o raio refletido passa pelo ponto A.

Perguntas interessantes