ENEM, perguntado por GuiiAmarante, 1 ano atrás

Exercício 2 [...] Numa direção oposta, pesquisadores como Macedo (2001) e Soares (1998) têm defendido a alfabetização na perspectiva do letramento, o que implica ensinar não apenas o sistema de escrita, mas também as diferentes funções que esta ocupa na sociedade. Entretanto, as pesquisas mostram que o índice de retenção e atraso no processo de aquisição da leitura e escrita são bastante elevados no Brasil. (MACEDO e ALMEIDA, 2013). A que razão você atribui os altos níveis de retenção e atraso na aquisição da leitura e da escrita na escola? Assinale uma das alternativas que considere correta: 1) Ao despreparo dos professores e a as práticas que privilegiam alguns métodos, padronizando os modelos de ensino e negligenciando os tempos e ritmos de aprendizagem dos alunos; 2) Há um grande equivoco em querer manter uma relação entre o projeto da escola e o que acontece em sala de aula. No cotidiano da escola é um desperdício de energia do professor, alinhar as suas atividades ao Projeto da escola no geral. 3) É interessante que se mantenha um grau de retenção dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental para demonstrar o grau de dificuldade de trabalho nessa etapa da educação básica. Essa é uma política de valorização profissional.


GuiiAmarante: Qual a resposta desta mesma ?
GuiiAmarante: ??
GuiiAmarante: Alguém Sabe? Preciso da resposta!

Soluções para a tarefa

Respondido por kikadelpiero
18
Alternativa 1

   Segundo a pesquisa de Macedo e Almeida, algumas práticas realizadas pelos professores não entendem ou respeitam a diversidade dos alunos, não olham a sala de aula como uma comunidade cultural. Métodos como a cópia acabam padronizando o ensino e não permitem que o aluno entenda o significado sociológico das palavras.
    Mas elas deixam claro que a culpa não é exclusiva do professor e sim de professores que não buscam novas abordagens de aprendizado.
Perguntas interessantes