EXERCÍCIO 2: leia com atenção o texto abaixo.Grife as palavras que você não conhece o significado e consulte o dicionario.
Mulheres e as ideias iluministas
No início do século XVIII, vários filósofos iluministas franceses começaram a fazer reflexões sobre as mulheres e a sua condição social. Na cidade de Paris, diversas mulheres da elite parisiense passaram a organizar reuniões de intelectuais e pensadores para debater ideias, autores e pensamentos políticos e filosóficos. Os debates propostos pelas mulheres intelectuais de Paris tiveram o caráter de debate livre (temas, ideias).
Muitos intelectuais e políticos não concordavam com a participação feminina nas discussões políticas e filosóficas. Um grande exemplo dessa intolerância em relação ao gênero feminino foi o barão de Holbach, que exerceu grande influência entre os intelectuais de Paris. O barão liderou por muito tempo um dos mais famosos círculos intelectuais da década de 1770 na capital francesa.
O principal argumento utilizado por Holbach era que as mulheres baixavam o tom e a seriedade e responsabilidade das discussões, ou seja, com a presença feminina nos salões intelectuais, o debate estaria fadado a não acontecer ou a acontecer de forma “rasa”, sem profundas reflexões.
Outro filósofo iluminista que tecia duras críticas às mulheres era Jean-Jacques Rousseau. Segundo ele, as mulheres não estavam presentes no contrato social, assim, os homens teriam o domínio sobre as mulheres e as crianças, ou seja, Rousseau defendeu a tese da família patriarcal como a família natural.
Immanuel Kant, um dos maiores filósofos iluministas, defendeu uma tese próxima a de Rousseau, pois acreditava que a diferença entre sexo masculino e feminino era simplesmente natural. Para ele, as mulheres lidavam com trivialidades, pois não foram feitas para raciocinar, mas para sentir.
Uma das principais feministas do século XVIII foi a inglesa Mary Wollstonecraft. Ela defendeu a revolução dos costumes femininos para garantir a dignidade feminina que havia sido perdida. Wollstonecraft ridicularizava e criticava veementemente as ideias e pensamentos sobre as mulheres dos filósofos iluministas. Seu principal objetivo era demonstrar que a sociedade patriarcal havia corrompido e ridicularizado as mulheres e que dos homens surgiu grande parte das “loucuras” femininas.
Atenção : Responda as perguntas !
1- Indentifique e escreva o trecho do texto que mostra a participação feminina nos debates filosóficos .
2-Muitos homens da época iluminista eram contrários á participação das mulheres.Explique por que o barão de Holbach .Rousseau e Kant não concordavam com o envolvimento feminino nos debates filosóficos.
3-De acordo com o texto ,qual foi a principal ''feministas'' do século XVIII ? O que ela defendia ?
4-Em sua opinião ,qual a importancia da luta das mulheres pela igualdade de direitos em relação aos homens ?
ME AJUDEM PF :p
Soluções para a tarefa
Questão 1:
''Na cidade de Paris, diversas mulheres da elite parisiense passaram a organizar reuniões de intelectuais e pensadores para debater ideias, autores e pensamentos políticos e filosóficos.''
Questão 2:
o motivo era que a presença feminina nos salões estaria condenado a não acontecer iria acontecer de forma rasa sem reflexões (ou seja eles achavam que as mulheres não seria capazes de entender ou ter alguma opinião sobre o assunto)
Questão 3:
foi a inglesa Mary Wollstonecraft. Ela defendeu a revolução dos costumes femininos para garantir a dignidade feminina que havia sido perdida.
Questão 4:
A importância e muito grande não pelo fato de eu ser feminista o e sim pelo fato de que cada dia mais as mulheres percebem o seu valor e seria melhor se todas pessoas enxergassem isso hj em dia não teria essa ''guerra'' pelos direitos
Resposta:
Questão.numero 1
Na cidade de Paris, diversas mulheres da elite parisiense passaram a organizar reuniões de intelectuais e pensadores para debater ideias, autores e pensamentos políticos e filosóficos. Os debates propostos pelas mulheres intelectuais de Paris tiveram o caráter de debate livre (temas, ideias).
Questão numero2
As mulheres segundo os filósofos citados na questão, não estavam à altura do debates filosóficos, nao tinham argumentos para debater e fazer frente aos temas propostos. Quanto mais longe ficassem dos debates, melhor seria para os intelectuais da época, uma preocupação a menos para lidar.
Questão número 4
Na minha opinião a luta das mulheres pela igualdade de direitos em relação aos homens foi e é de suma importância. Não é uma luta para dominar e nem para humilhar, é uma luta para caminhar lado a lado como seres humanos conscientes do papel que cada um representa no mundo em que vivemos.
*************((
Espero ter te ajudado.