Exercício 10. Durante o governo de Vargas , vários grupos surgiram , inspirados por tendências políticas do momento . Um destes foram os Integralistas , liderados por Plínio Salgado . Explique o que foi o ntegralismo e o relacione ao que acontecia na política europeia no momento .
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
O Integralismo foi um movimento de característica nacionalista e fascista, que no Brasil, recebeu o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB). Esta organização foi fundada por Plínio Salgado e outros intelectuais, no ano de 1932 em São Paulo.
Características:
- Culto ao chefe da nação, rituais, desfiles e utilização de símbolos.
- Defendia que o Estado controlasse a economia e combatia o capitalismo financeiro (onde são as grandes instituições financeiras, como os bancos, é que controlam) o socialismo e o liberalismo.
- O movimento tinha como lema: “Deus, Pátria e Família” o que demonstrava seu caráter unificador da nação.
- Não aceitava a existência de vários partidos políticos, como também a participação individual dos cidadãos.
O Integralismo se inspirou nos regimes autoritários e totalitários que surgiram pós I Guerra mundial. O mundo estava em crise e o sistema político que prevalecia na época era o de democracia liberal, que por conta de todo o cenário deixado pela crise, foi vista como inútil e frágil. É aí que ideias autoritárias e totalitárias começaram a ganhar força na Europa e posteriormente em outros lugares, como foi o caso do Brasil.
Através da Ação Integralista Brasileira (AIB), os ideais integralistas ganharam expressão, com uma política autoritária que buscava um país organizado e uma nação unificada/Integral.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29964460