Exercício: 1- Quando a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, foi fundada? 2- Qual era o nome de Porto Alegre antes de mudar o nome? 3- Por que o Rio Grande do Sul possui uma população bem variada? 4- Qual é o principal rio da região? 5- O que definiu a fronteira do Estado? 6- Quais grupos indígenas ocuparam a região gaúcha? 7- O que os padres jesuítas espanhóis estabeleceram? 8- Quem disputou o território do Rio Grandes do Sul no século XVIII? 9- O que ficou determinado após a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso no ano de 1777? 10- Quem pacificou o Estado em 1928? 11- Qual o maior município do Rio Grande do Sul? 12- Qual é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul? 13- Qual é a maior praia em extensão do planeta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Porto Alegre é a capital do estado de Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. Na praça principal, a Praça Marechal Deodoro, encontra-se a Catedral Metropolitana, de estilo renascentista, com murais religiosos no exterior. O Palácio Piratini, de estilo neoclássico, é a sede do governo estadual. O Teatro São Pedro, do século XIX, fica nas proximidades. A cidade é conhecida como uma porta de entrada para os enormes desfiladeiros do Parque Nacional de Aparados da Serra.
2)Esse povoado primitivo foi elevado a freguesia em 26 de março de 1772, data oficial de fundação da atual capital dos gaúchos, sob o nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, pois a primeira capela da cidade foi dedicada a São Francisco das Chagas.
3)O Rio Grande do Sul é o estado mais populoso da região sul e denomina-se gaúcho, as pessoas que nascem naquela região. O estado possui uma população bem variada, por causa da descendência com os imigrantes, maiormente de alemães e italianos que chegaram ao Brasil a partir do século XIX.
4)A região abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, nome dado em razão do seu rio principal, o Amazonas. O mesmo é o maior do mundo em extensão e volume, durante os 6571 km que ele percorre e drena as águas de aproximadamente 7 mil afluentes.
5)termo "fronteira" refere-se a uma região ou faixa, enquanto que o termo "limite" está ligado a uma concepção imaginária. A fronteira é uma faixa do território situada em torno dos limites internacionais.
No Brasil, a fronteiras são as delimitações dos países, divisas são as delimitações dos estados, e limites são as delimitações dos municípios.
Os Estados têm uma característica essencial: a soberania, ou seja, a faculdade de implantar e exercer a sua autoridade da maneira que creiam seja mais conveniente. Para que o exercício da soberania por parte dos Estados não prejudique outras nações, criaram-se limites definidos em porções de terra, água e ar. No ponto preciso e exato em que estes limites chegam ao seu fim é que se pode falar de fronteiras.
As fronteiras, ao contrário do que muitas vezes se crê, não se demarcam unicamente sobre as terras, pois existem diferentes tipos de fronteiras: aéreas, territoriais, fluviais, marítimas e lacustres. As fronteiras podem dividir qualquer coisa, desde classes sociais e econômicas até cidades e países
6) história do Rio Grande do Sul, o estado mais ao sul do Brasil, inicia-se com a chegada do homem à região, cerca de 12 mil anos atrás. Suas mudanças mais dramáticas, no entanto, ocorreram nos últimos cinco séculos, depois do descobrimento do Brasil. Esse percurso mais recente transcorreu em meio a diversos conflitos armados externos e internos, alguns de grande violência. Guilhermino César dizia, justificadamente, que essa história "é um dos capítulos mais recentes da história brasileira", pois quando no Nordeste já se cantavam missas polifônicas, este estado ainda era ocupado por um punhado de povoados e estâncias de gado portuguesas no centro-litoral, e o sul-sudeste era uma "terra de ninguém" onde frequentemente incursionavam tropas espanholas mandadas por Buenos Aires, defendendo os interesses da Coroa Espanhola, proprietária legal da área nessa época. Essencialmente, o Rio Grande do Sul, até o fim do século XVIII, era uma região virgem habitada por povos indígenas.[1] Os únicos focos importantes de civilização e cultura europeias em todo o território até esta altura eram um brilhante grupo de reduções jesuítas fundado no noroeste, destacando-se entre elas os Sete Povos das Missões. Entretanto, sendo de criação espanhola, até há pouco tempo as Missões eram vistas como sendo um capítulo à parte da história do estado, tanto mais por não terem deixado descendência cultural direta significativa. Em anos recentes, entretanto, vêm sendo assimiladas à historiografia integrada do estado.[2]
7) A partir do início do século XVII, padres jesuítas espanhóis fundaram povoados nos quais reuniram populações indígenas da região da bacia do rio da Prata. ... os jesuítas espanhóis estabeleceram as suas missões em 1756, na região que hoje corresponde a São Paulo, Paraguai e Argentina.
8)No século XVIII, o território do Rio Grande do Sul foi disputado entre espanhóis e portugueses e o Forte de Jesus Maria José foi criado onde hoje fica a cidade do Rio Grande
9)O Tratado de Santo Ildefonso (1777) confirmou o Tratado de Madri e devolveu a Portugal a ilha de Santa Catarina, ficando com a Espanha a Colônia de Sacramento e a região dos Sete Povos. m