Exercício
1) Diferencie emigração de imigração.
2) O que são migrações definitivas?
3) O que são migrações sazonais?
4) O que migrações diárias ou pendulares?
5) Cite algumas consequências das migrações internacionais na áreas de expulsão populacional.
6) Cite algumas consequências das migrações internacionais na áreas de atração populacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”. A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem.
Explicação:
1)
Emigração: Ato de deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estrangeiro. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante.
Imigração: O movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas ou populações, de uma determinada área de um país para outro, ou de continente para outro.
2)
São aquelas em que a pessoa passa a residir permanentemente no local para o qual migrou.
3)
São aquelas feitas por pessoas ou animais devido as estações do ano.
4)
É um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. A migração pendular, também chamada de migração diária, é caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país.
5)
As migrações provocam consequências demográficas, sociopsicológicas e culturais. Nas zonas de repulsão populacional diminui a população.
6)
Cresce o número de habitantes.