Exercício
1.Como o determinismo geográfico e o biológico classificavam as diferenças culturais?
2.Por que o determinismo não é mais utilizado para se diferenciar as culturas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Determinismo Biológico.
É o fato de pensar que as diferenças genéticas determinam as diferenças culturais,ou seja,todas as diferenças entre duas pessoas seriam estabelecidas por meio dos genes.
Determinismo geográfico.
é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
2)
A principal teoria das ciências sociais é o determinismo cultural. Embora careça de plausibilidade como teoria científica. Em muitos casos, ela não é testável. Quando é, frequentemente fracassa. Tais falhas são amplamente ignoradas porque os cientistas sociais não podem conceber uma alternativa plausível. A ciência social evolucionista [1] poderia cumprir esta tarefa.
O determinismo cultural está baseado no relativismo cultural — a noção de que crescer em uma sociedade é tão diferente de crescer em outra que não podem ser adequadamente comparadas. É como se um residente de um país atuasse em uma realidade diferente de um residente de outra porque falam uma língua diferente, acreditam em uma religião diferente, e assim por diante. Assim, as diferenças sociais são atribuídas a diferenças “culturais”. O problema com esta abordagem de “universos paralelos” é que ela vai contra o “método científico” e a ciência natural (física, química, biologia, etc.) que espera que se cumpram as mesmas leis em todos os lugares.
Determinismo geográfico, biológico e cultural foram explicações sociológicas para o desenvolvimento das sociedades humanas, mas que esbarravam no problema do etnocentrismo.
Para compreender essa questão, é preciso analisar o que foi o determinismo e suas análises etnocêntricas.
Etnocentrismo e determinismo
O determinismo, seja geográfico, biológico ou cultural, se comportava como uma teoria que colocava a explicação do fracasso do desenvolvimento de povos do Sul global.
No caso, eles seriam atrasados por conta de sua localização geográfica, características étnicas ou componentes culturais.
Nesse sentido, o determinismo foi abandonado como teoria sociológica, sobretudo por suas alegações não se provarem empiricamente, onde o desenvolvimento das sociedades está mais relacionado com características econômicas e políticas.
Para mais sobre o determinismo, leia: https://brainly.com.br/tarefa/3018572
#SPJ2