Exercício 1. A Teoria do Flogístico afirmava que a massa de resíduos, após uma combustão, seria menor do que a massa inicial. Entretanto, não explicava o fato de que a oxidação dos metais produzia resíduos com massa maior que a inicial. Lavoisier resolveu essa questão com a formulação da Lei de Conservação das Massas. Considerando o trecho acima, explique como a Lei da Conservação das Massas conseguiu explicar o aumento das massas no processo de oxidação dos metais.
Soluções para a tarefa
Contextualização:
No processo de combustão, uma massa de oxigênio(comburente) reage com uma outra massa de combustível e produz luz e calor, além de produtos de combustão.
Em compostos à base de carbono, a combustão gera gás carbônico, monóxido de carbono e às vezes carbono, a depender do tipo de combustão. A parcela de gás carbônico escapa do resíduo sólido por ser um gás, o que causa a redução de massa que era observada(antes isso era atribuído ao flogisto que escapava). Esse fenômeno, porém, não acontecia com metais. Era observado que ao queimá-los, a massa aumentava, o que ia contra a ideia do flogisto.
=================
Dada essa introdução, vamos à resposta.
Resposta:
A conservação da massa de Lavoisier mostra que uma massa determinada de oxigênio reage com uma massa de metal, o oxidando e produzindo um óxido, que é um composto químico de metal e oxigênio. Esse óxido vai apresentar a massa combinada de oxigênio e do metal que foi utilizada, o que é a conservação da massa.
Nota: Se utilizássemos um recipiente fechado e com oxigênio o suficiente e medíssemos a massa antes e após a combustão, o que seria observado é que a massa do recipiente não mudaria, mesmo que fosse um composto de carbono. Isso ocorre porque o gás carbônico continuaria dentro do volume analisado e, portanto, seria observada a conservação da massa ali também.