Filosofia, perguntado por mariaclarabf3924, 1 ano atrás

exemplos do senso comum e dos beneficios

Soluções para a tarefa

Respondido por rayssasouzafab
1

O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado.

Geralmente, o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração. O senso comum, por ser obtido a partir de um movimento de repetição cultural, pode estar correto ou não. O senso comum é movido, geralmente, pela opinião. Podemos elencar estudos filosóficos sobre o senso comum desde a Grécia Antiga. A Filosofia surgiu como uma maneira de contrapor aquele tipo de conhecimento popular não rigoroso.

Podemos elencar vários exemplos de senso comum. Alguns deles estabelecem nexos causais (não necessariamente verdadeiros), outros dizem respeito a valores sociais. O fato é que o conhecimento de senso comum adquire validade mediante repetição.

Tomemos como exemplo uma pessoa que sente algum tipo de dor óssea crônica. Essa pessoa observou que sempre que a dor ficava mais aguda, chovia ou o tempo era tomado por uma frente fria. Não há um nexo causal necessário e nem elementos científicos que liguem a dor à chegada da chuva ou da frente fria, mas essa pessoa passa a dizer, por força da repetição de experiências, que “quando a dor chega, é sinal de que vem chuva ou frio”.

Outro exemplo pode ser encontrado nas plantas medicinais. Por milênios, o ser humano busca se tratar de mazelas por meio de plantas e outros elementos da natureza. Ao descobrir que o peumus boldus (conhecido como boldo) é uma planta com propriedades que estimulam a digestão e desintoxicam o sistema digestório (descobriram isso pela observação e pela repetição), passaram a utilizá-la como planta medicinal.

Na sabedoria popular, apenas o senso comum atesta essa relação, porém, estudos farmacêuticos já comprovaram a eficácia do boldo para tratamento de indigestões e intoxicações, o que resultou no desenvolvimento de fármacos à base da planta.

Ele ajuda as pessoas nos sentidos,na crença, tradições,acredita no que o outro sente,é resultado das experiências do cotidiano!É uma sabedoria informal adquirido através do contato com o próximo.

Perguntas interessantes