exemplos de movimentos excentricos em um esporte
Soluções para a tarefa
Os músculos foram feitos para esticar e contrair-se através do processo de movimentos excêntricos e concêntricos – como um elástico.
Se você está fazendo uma atividade cotidiana simples como caminhar, subir escadas ou um exercício de alta intensidade, seu corpo passa por movimentos excêntricos e concêntricos.
Os movimentos concêntricos são as ações que encurtam o tecido muscular, enquanto as ações excêntricas alongam o comprimento dos músculos.
Pense em força excêntrica como a reação oposta (e, às vezes, mais forte) ao poderoso movimento concêntrico.
É fácil exemplificar quando pensamos numa rosca direta, quando o peso está subindo acontece o movimento concêntrico, seu bíceps nesse movimento esta sendo encurtado, já no movimento de descida do peso – fase excêntrica – o músculo está sendo alongado.
Mas essa situação de movimentos concêntricos e excêntricos ocorre no mesmo movimento com músculos diferentes. Enquanto você está correndo pela esteira a toda velocidade, o movimento concêntrico do seu quadríceps te impulsiona para frente, e o movimento excêntrico de seu isquiotibial retarda a atividade, numa ação excêntrica.
Como o movimento excêntrico exige muito da sua musculatura e causa um desgaste maior, ele é essencial para seu treino