Exemplos de maiêtica no cotidiano
Soluções para a tarefa
Resposta: Um exemplo de maiêutica (perguntas).
Explicação:
Você considera como antagonista um ladrão.
Sim, pois esse provoca mal às pessoas.
Um ladrão sempre provocará mal às pessoas?
Julgo que enquanto ele estiver roubando, certamente!
O que leva um ladrão ao roubo, seria seu mal caráter?
Sim juntamente a sua má índole!
Uma pessoa de mal caráter, frente ao entendimento de alguém, poderá executar alguma ação que beneficie outrem?
Presumo que não.
E caso um ladrão cometa um furto pois estava a necessitar de algum suprimento para o sustento de sua família, seria o mal caráter o responsável por essa ação?Nesse caso ele estaria pensando somente em si e em pessoas próximas, de tal forma a permitir um prejuízo àqueles que venderiam tal mercadoria. Claro que se trata do mal caráter, pois se ele detivesse uma boa índole procuraria um emprego.
Se não houvesse emprego à ele, e rapidamente fora de sua necessidade a obtenção de dados produtos, para tanto concluiu um furto. Isso revelaria um indivíduo mal?
Incontestavelmente, ele poderia usar de outros meios para conseguir o que precisava.
E se à ele não houvessem sido permitidas qualificações e instruções, deixando-o circunscrito a um meio o qual citasse que a única forma de abater suas necessidades seria através de um roubo. Tratar-se-ia ainda um problema relativo a maldade individual, ou uma patologia estrutural de uma sociedade a qual atende o interesse dos mais ricos privando os mais humildes de determinados recursos?
Talvez em razão a essa situação ele fora estimulado a algo que não necessariamente correspondesse aos seus princípios.
Então nesse caso, um ladrão não seria precisamente um antagonista social, porém poderia ser alguém em busca de algum fator o qual fora privado por um fundamento da atual sociedade, devido a sua condição social.