Matemática, perguntado por paulinhobr123ep47uox, 1 ano atrás

exemplos de fraçoes que nao possuem fraçoes decimais equivalentes a elas

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
34
Olá, primeiro você deve lembrar que as frações equivalentes são aquelas que aparentemente são diferentes, porém, elas têm  o mesmo resultado. Sendo assim, elas representam a mesma parte de um todo indicando a mesma quantidade.

Para uma fração ser equivalente a uma fração decimal, ela precisa ter um denominador que seja divisor de algum numero de potência de dez, como: 1, 10, 100, 1000… etc; ou também numeros que sejam divisores dessa potência como por exemplo 1,2,4,5..

Assim para que as frações não sejam equivalentes à frações decimais, devem possuir o numerador (número de cima) maior que o denominador (número de baixo), esse tipo de frações são chamadas Impróprias.

Exemplo:

1-   \frac{5}{3}

2-  \frac{4}{3}

3-  \frac{1}{3}

4-  \frac{2}{5}


Para determinar si são o não frações equivalentes so tem que Multiplicar numeradores por denominadores,  suponha que sejam equivalentes ao igualar fracções. Então, operamos em igualdade: passamos os multiplicadores de denominadores para verificar que, na verdade, a igualdade é cumprida.
Se a igualdade for falsa, eles não são frações equivalentes.

Por Exemplo:

 \frac{1}{3} = frac{2}{5}

1 * 5 = 2* 3

5  \neq 6

Assim temos uma fração não equivalente.

azzym: Que tipo de números essas frações representam?
vchinchilla22: Essa frações representam números racionais; ou seja, é um valor que pode ser referido como o quociente de dois números inteiros ou mais precisamente, um número inteiro e um número natural positivo.
Perguntas interessantes