exemplos de desigualdade social na educação
Soluções para a tarefa
Explicação:
Exemplos de desigualdade social
Mais acentuados durante as crises econômicas, políticas e sociais, existem muitos exemplos de desigualdade social.
Educação
Podemos acompanhar um fenômeno na educação que, de fato, tende a acontecer na maior parte dos tipos de desigualdade social, que é um ciclo vicioso. Imagine que uma família possui excelentes condições financeiras e alto poder de consumo. Os filhos terão acesso ao melhor tipo de educação, mesmo que essa seja em instituições de ensino privadas.
Essas pessoas, ao crescerem, terão, consequentemente, melhor formação educacional — o que aumentará as chances de ocuparem os melhores empregos. Na outra ponta dessa estrutura social, estão as classes menos favorecidas, que precisam contar apenas com o sistema público de ensino e muitas vezes não podem prosseguir com a formação, pois a família precisa de apoio econômico para se sustentar.
Emprego
Apesar de o emprego ter ligação ao exemplo que acabamos de ilustrar sobre educação e a formação que cada um conquista, ainda é possível perceber outros fatores, como a influência da família para indicação de vagas em empresas de conhecidos.
Saúde
Normalmente as pessoas com uma situação financeira precária dependem exclusivamente do sistema público de saúde. Entretanto, hospitais públicos também costumam sofrer com carência econômica, o que os impede de investir da forma adequada em estrutura física, medicamentos, tecnologias e até mesmo em profissionais.
Cultura
A manifestação cultural é bastante diversificada, mas as pessoas com maior poder de consumo têm condições de participar amplamente de atividades culturais como:
visitar museus e exposições artísticas;
comprar livros, revistas e jornais;
assistir a teatros, óperas e outros concertos musicais, cinema;
viajar para outros lugares, conhecendo assim outros contextos históricos e culturas;
ter ferramentas como internet e computador ou smartphone de boa qualidade, facilitando a navegação mais dinâmica e acesso a conteúdos.
Moradia
São muitas as questões que envolvem moradia e servem como exemplo para perceber a diferença causada pela desigualdade social. Elas podem ser ligadas à qualidade de vida, como o fato de morar próximo a ambientes de estudo e trabalho, evitando o movimento pendular, ou mesmo ligados ao risco de vida como zonas sem segurança, abastecimento de água tratada e saneamento básico.
Tipos de desigualdade social
Apesar de essa diferença se apresentar principalmente em relação às condições econômicas, existem muitos outros tipos de desigualdade.
Resposta:
= O Brasil é hoje um dos países mais desiguais do mundo com quase 30% da renda nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país. Para tentar diminuir tamanha brecha entre os ricos e os pobres, o investimento em educação quase sempre aparece como um dos remédios mais promissores. A solução frequentemente repetida para tentar resolver a desigualdade, entretanto, já é relativizada por especialistas A desigualdade social refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social.
Quando há desigualdade, há diferentes ofertas de oportunidade para grupos distintos. A educação, peguemos a brasileira como exemplo, utiliza de processos meritocráticos em que parte-se do pressuposto que todos tem as mesmas chances se esforçarem-se. Há as medidas que tentam exercer o princípio da equidade constitucional (favorecer quem precisa mais), porém que não garantem o princípio inicial da educação que é transmitir o conhecimento.
Ela segrega a educação, a educação de melhor qualidade é dada para aqueles que tem uma poder aquisitivo maior, e a de menor qualidade é dada para aqueles que são mais carentes Por fim, a desigualdade gera uma falsa estabilidade quantitativa no número de "educados" mas com baixa qualidade efetiva. E essa baixa qualidade efetiva é cientificamente associada a fatores como violência, baixa renda, problemas de saúde e etc.
Além disso, cabe ao governo federal organizar o sistema de educação superior. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches, para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas, para crianças de 4 a 6 anos.
Explicação: