Exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos do Nordeste sofrem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Nordeste é caracterizado pela singularidade na produção cultural. Trazendo elementos que foram construídos no decorrer da sua formação histórica e social para o restante do Brasil. Essa amostra é vista principalmente na literatura, teatro, arte e música.
A linguagem nordestina é utilizada como identidade regional, caracterizando os espaços ocupados e expressando os sentimentos do sertanejo. A diversidade linguística também ocasiona o estranhamento entre culturas diferentes.
O Sudeste e o Nordeste são as duas regiões escolhidas para a discussão sobre esse choque cultural. Utilizando os elementos da própria cultura nordestina, o artigo aborda a variação linguística e como consequência a construção do preconceito com relação ao falar nordestino. E as visões estereotipadas sobre o Nordeste que são veiculadas pela mídia e contribui para a inserção do preconceito no cotidiano.
A linguagem nordestina é retratada como o principal meio de comunicação entre os indivíduos, por isso deve ser valorizada. Mas a supervalorização da cultura pode ocasionar vários problemas como o preconceito. E uma maneira de respeitar essas diferenças é procurar compreender as características regionais.
Explicação:
O falar nordestino é considerado chulo e errado, não respeitando a formação regional. Segundo Marcos Bagno (1999), a fala nordestina passa a ser retratada como algo grotesco, rústico, atrasado, criado para criar risos entre as pessoas. O choque cultural acaba causando o preconceito linguístico entre as duas culturas.