Português, perguntado por katiacnvidigal, 11 meses atrás

Exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região nordeste,que sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
44

O preconceito linguístico ainda existe, visto que os nordestinos sempre sofrem desse problema devido a diferença no modo de falar.

Exemplo de preconceito linguístico com nordestinos está relacionado a sempre chamá-los de 'paraíbas' no Rio de Janeiro ou de 'baianos' em São Paulo, quando na verdade existem pessoas de diferentes Estados da região nordeste.

O exemplo ocorre também quando a outra pessoa começa a imitar o nordestino, porém de um jeito pejorativo.

Deve-se entender que as pessoas são diferentes e que cada região tem a sua maneira de falar, não existindo o certo ou errado. Só assim acaba-se com o preconceito.

Abraços!

Respondido por torres320
6

O termo "preconceito linguístico" refere-se a uma atitude preconceituosa que tem por base o uso da linguagem, mas que, na verdade, esconde um estigma social.

Estudiosos da ciência da linguagem, a Linguística, já provaram, há anos, que não existe um registro linguístico "mais correto" que a outro. Além disso, falantes de nenhuma região usam uma língua de forma "melhor" que falantes de outra região.

Apesar disso, infelizmente,  atos de preconceito linguístico em relação a nordestinos, por exemplo, ainda são comuns. Isso ocorre em diferentes níveis, como no nível lexical - quando o falante usa palavras comuns no Nordeste, mas desconhecida em outras partes do país - quanto no nível fonológico - quando o falante diz "pobrema", por exemplo.

Quer saber mais? Veja este link: https://brainly.com.br/tarefa/25884319

Anexos:
Perguntas interessantes