exemplo de proteinas
Soluções para a tarefa
Exemplos de proteínas e suas funções
As proteínas apresentam inúmeras funções nos organismos, sendo a principal delas a estrutural. Por exemplo, a queratina presente na estrutura do cabelo e das unhas e o colágeno, na estrutura da pele.
Algumas proteínas atuam como transportadoras; a hemoglobina, por exemplo, conduz oxigênio dos órgãos respiratórios para os outros tecidos do corpo. A mioglobina tem papel semelhante, porém nos músculos.
Nos músculos, há proteínas estruturais contráteis, como a actina e a miosina. Quando o músculo é estimulado, essas proteínas deslizam umas sobre as outras, determinando o encurtamento das células musculares.
Nos animais, há proteínas que atuam na coagulação sanguínea. O fibrinogênio é uma das proteínas envolvidas nesse fenômeno que impede grandes hemorragias em casos de ferimentos. Há proteínas que participam da defesa imunitária, como os anticorpos, ou imunoglobulinas, capazes de combater agentes infecciosos, como vírus e outros micro-organismos.
Algumas proteínas, chamadas hormônios, são mensageiros químicos; distribuídas pelo sangue, podem modificar o funcionamento de órgãos ou de células. A insulina e a prolactina são dois exemplos de proteínas com função hormonal.
Há ainda outras proteínas, denominadas enzimas, que atuam como catalisadoras, pois aumentam a velocidade das reações químicas, facilitando sua ocorrência.
carnes , queijo, feijao ,castanha , amendoim , peixe , ovo