exemplo de positivismo nos dias atuais
Soluções para a tarefa
Quanto Comte vem trazer seu curso sobre a filosofia positivista ele nos diz que ela começou antes, nos incríveis textos de Descartes e Bacon. Quando estes renunciaram aos pensamentos teológicos e metafísicos para avançar na ciência, veio nos mostrar que só é possível progredir com o pensamento positivista, e que estas outras formas de saber do espirito humano, o teológico e o metafísico vinham perdendo credibilidade enquanto o positivismo vinha ganhando-a. Mas a questão é, até quando ainda somos positivistas e ainda expomos esses pensamentos nos dias de hoje?
Para o positivismo não se deve pensar nas causas que levaram a um problema, mas sim na resolução desse problema, seria uma forma de não ficarmos só discutindo um problema sem passar para o real, o que é muito desejado no positivismo, pois se ficar discutindo uma solução para um problema, suas causas, o porque chegou aquele ponto, como deixou chegar é uma perca de tempo, não teríamos nunca uma resposta e assim nunca vamos ter a solução do problema. E hoje em dia onde mais vemos esse tipo de pensamento em resolver o agora sem antes saber suas causas são nas ações politicas, que ao invés de saber o que levou a tal situação, faz politicas paliativas e imediatas, como podemos ver nas UPP's e no Pinheirinho, na primeira se coloca policia na favela para expulsar os traficantes e defender a população, sem dar um amparo social, sem saber o porque os traficantes decidiram por aquela vida, sem pensar que os traficantes migrariam para outros lugares, sem educação de qualidade mesmo depois das UPP's e infra-estrutura, tudo não passou de uma jogada de marketing tanto para a policia, quanto para os politicos e a população, tudo pensado na Copa 2014, e o resultado é que ainda a trafico, as favelas sem ocupação lotaram e o pensamento positivista de resolver o agora está indo por água abaixo. No Pinheirinho aconteceu a mesma coisa, não se pensou o que levou as pessoas a invadirem um terreno e construirem casas lá, não se pensou que estava sendo negado o direito a moradia dessas pessoas, se pensou apenas no aqui e agora, o terreno não são deles eles estão interferindo na ordem social e devem ser tirados de lá, e foi tirado usado a força da policia.
Alias já vou seguir no pensamento da ordem social, no positivismo essa ordem deve ser respeitada e cada qual deve permanecer na sua ocupação, sem questionar essa posição social, para que a sociedade possa progredir. Como foi dito na aula, e eu acho que o Comte também disse: "Seu amor na sociedade deve ser maior que seu amor a si mesmo". Por um lado acho que todos concordamos em partes com isso, por mais que digamos que não. Sem a hipocrisia sabemos que precisamos de lixeiros, pedreiros e enfermeiros, tanto quanto precisamos de donos de lixões, engenheiros e médicos. Mas dizer que cada um nasce já predefinido para uma determinada profissão, seria no minimo arrancar e jogar fora sonhos de quem talvez nasceu por baixo e queira subir. E que para manter a ordem devemos aceitar a forma e a posição social que nascemos, e porventura a profissão que vamos ter, isso poderia estatizar a sociedade, e por um lado trazer um progresso, mas um progresso que seria muito caro talvez para as pessoas de baixo dessa ordem social.
Por ultimo quero dizer que tem um ponto da filosofia positivista que eu concordo, e que talvez os vestibulares venham tentando no ultimo ano. No positivismo de Comte ele questiona a educação tal como ela é na época, que para você se aprofundar em qualquer coisa como a química, você teria que se aprofundar nela, e estudar ela a fundo, por conta própria. Para Comte tudo se interliga, e que as escolas deviriam ensinar no estilo da interdisciplinaridade para que todos possam progredir, tantos os cidadãos quanto a sociedade, eu acho que foi isso que ele queria dizer com mudar as escolas para um ensino positivista.
Assim sendo podemos não aceitar o positivismo, mas estamos enterrados neles, no nosso modo de pensar e por quem nos representa no poder. Não queremos ser lixeiros, mas alguém nasceu pra ser, não queremos que os problemas se repitam, mas só resolvemos o problema no agora!
A metodologia da pesquisa científica em um determinado campo é um exemplo de positivismo nos dias de hoje.
O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.
Seguindo essa linha, entre a década de 20 e 30 a partir da busca por compreensão do sistema social Brasileiro, surgiu o estudo da sociologia, buscando entender aspectos como a abolição da escravatura, índios e negros.
Os pioneiros foram Gilberto Freyre, com Casa grande & Senzala, Sérgio Buarque de Holanda com Raízes do Brasil, entre outros que se destacaram como os principais autores da época.
Mais sobre sociologia:
https://brainly.com.br/tarefa/15194534