Filosofia, perguntado por beatrizsimoes04, 11 meses atrás

Exemplo de mito na sociedade contemporânea.

Soluções para a tarefa

Respondido por toptoptoy726
2

Resposta:

Os mitos contemporâneos são representados por fenômenos e pessoas que conseguem chamar a atenção do público e, de certa forma, gerar alegria e comoção. Ao contrário do mito tradicional, o mito contemporâneo é visto pelas pessoas e propagado pelos meios de comunicação (internet, TV, jornais, revistas).

Na prática, os mitos contemporâneos  são representados por:

personagens literários - aqueles que possuem obras bastante significativas e que ganham o respeito do público. Exemplo: J. K. Rowling, que é autora da série Harry Potter.

personagens políticos - como é o caso do atual Presidente do Brasil, que é chamado de mito.

artistas - vide o apresentador Silvio Santos, que é considerado o mito da TV aberta.

Explicação:

Respondido por cristianamoraes0150
0

RESUMO

A partir de um resgate da visão histórica sobre o mito, o principal objetivo deste trabalho foi tentar compreender melhor          o mito na sociedade contemporânea, de que forma funcionam, se eles estão ainda presentes nas sociedades e como seria possível detecta-los. Tal estudo tem importância na sociedade na medida em que vem contribuir para entender questões que são do aspecto natural do ser humano, que muitas vezes podem estar apresentando comportamentos míticos, sem necessariamente compreender o seu verdadeiro significado e o poder de influência deles na sua vida. O método empregado para este estudo foi a pesquisa teórica, principalmente aos livros de autores filósofos que são considerados reverências no assunto, com a intenção não de uma conclusão geral sobre o assunto porque ele por certo é bastante complexo, mas algo que pudesse demonstrar algumas evidências de como as coisas tem funcionado neste setor da vida dos seres humanos. Após este estudo nos pareceu bastante claro que existe muitas evidências que os mitos não desapareceram, eles poderiam ter assumido outras conotações, modificações, utilizando-se inclusive de novas linguagens simbólicas, mais adaptadas aos contextos atuais, o que também é questionado por correntes de pensadores acreditam de fato talvez eles não existam, pelo menos da forma como muitos concebem. 

espero que eu tenha ajudado☺️

Perguntas interessantes