Português, perguntado por Calin12, 11 meses atrás

Exemplo de comunicação não-verbal

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielypompeup8vfa3
0

por meio da fala, delega claramente as demandas diretamente a você, num processo de interação olho no olho e de escuta ativa; podemos dizer que, neste momento, a linguagem é plenamente verbal.

Nos Relacionamentos Familiares

Com nossos pais, irmãos, parceiros e filhos: também não é diferente. Tanto nós, como eles temos momentos mais introspectivos como extrovertidos, ou seja, mais ou menos calados, que exigem de ambos uma habilidade a mais de compreensão do outro.

Quando, por exemplo, nossos filhos estão com problemas ou fazem algo errado, geralmente eles também ficam mais isolados ou aparentemente mais preocupados com a nossa reação. AÍ, automaticamente, pela carinha de nossas crianças, entendemos que elas temem ter feito algo negativo e que vá nos aborrecer e, possivelmente, também gerar algum castigo. Um pai e uma mãe entendem isso sem que seja pronunciada nenhuma palavra.

Do mesmo jeito, quando nossos amigos querem nos alertar sobre nossas ações e nos dão seus feedbacks sobre nossos comportamentos; eles também estão diretamente se comunicando conosco, expressando suas ideias, opiniões e tentando, ao seu jeito, no ajudar. Este é o poder das palavras e da comunicação verbal!

Além destes exemplos, podemos citar também alguns outros relacionados à comunicação verbal, como livros, jornais, cartazes, mensagens de texto, uma conversa entre duas pessoas, pessoalmente ou por telefone, a rádio, a tv, entre outras formas.

Já na comunicação não verbal temos também como exemplos o uso de imagens, símbolos, a dança, o tom de voz, a mímica, a sinalização de trânsito, os logotipos, entre muitos outros.

O Exercício de Ouvir na Essência

Quando falamos em comunicação, seja ela verbal ou não, estamos falando de algo que tem extrema importância em nosso dia a dia, sendo assim, é essencial que desenvolvamos a habilidade de nos comunicarmos bem, uma vez que necessitamos desta ferramenta para nos expressarmos e transmitirmos as informações e mensagens de uma forma que nossos interlocutores compreendam.

Neste sentido, como eu disse no início no texto, em minhas práticas enquanto coach, bem como em minhas formações, palestras, workshops, cursos, e em todas as oportunidades que eu tenho de me comunicar com as pessoas, eu falo sobre a importância de ouvir na essência, para que a comunicação seja o mais eficaz possível.

O exercício de ouvir na essência tem a ver com estar verdadeiramente atento ao que o outro está dizendo, e, principalmente, ao que ele não está dizendo. Tem a ver com estar realmente prestando atenção, sem deixar que nada interrompa este processo de escuta ativa, que vai te ajudar a compreender melhor o que o outro está querendo comunicar, bem como todo o seu universo.

Ao colocarmos em prática o exercício de ouvir na essência em nossas relações, tanto pessoais, quanto profissionais, as chances de tornarmos a nossa comunicação ainda mais eficaz aumentam de forma significativa. Assim, estaremos acolhendo a pessoa que está diante de nós e também alcançando resultados extraordinários em nossa jornada evolutiva.

Para que você compreenda ainda mais do que se trata e o que é verdadeiramente ouvir na essência, compartilho com você uma de minhas Sacadas, em que falo sobre as quatro necessidades básicas do ser humano, que se forem atendidas, terão o poder de transformar e potencializar toda a sua performance:

Perguntas interessantes