Exemplifique e justifique dentre os casos de revoluções do século XIX na Europa como as tendências do liberalismo e nacionalismo estiveram presentes.
Soluções para a tarefa
Explicação:
O pai do liberalismo econômico é o inglês Adam Smith (1723 – 1790) que, em seu livro A Riqueza das Nações, defendeu a teoria de que a economia funciona por si mesma, como se houvesse uma mão invisível a dirigi-la. Por isso, o liberalismo defende o livre comércio, um distanciamento entre Estado e sociedade civil.
Socialismo: juntamente com as primeiras tentativas de organização da classe operária, surgem as primeiras teorias socialistas no século XIX: socialismo utópico, defendido por Saint-Simon, Fourier e Owen; e socialismo científico, defendido por Marx e Engels. Ambas as correntes buscavam organizar novas formas sociais que avançassem para além do capitalismo. No entanto, os utópicos ignoravam a luta de classes, ao passo que Marx e Engels se apoiavam justamente nela como ponto de partida para as transformações sociais. O socialismo científico seria implantado no lugar do capitalismo, quando os proletários tomassem o poder da burguesia, através da luta de classes. liberalismo dos EUA