História, perguntado por MikaelVeeit, 1 ano atrás

exemplifique a doutrina da predestinação

Soluções para a tarefa

Respondido por rosagabriella9ozf9og
1
O principal proponente protestante da predestinação foi o reformador francês João Calvino, do século 16. Ele definiu a predestinação como “o eterno decreto de Deus pelo qual houve em si [por] determinado quê acerca de cada homem quisesse acontecer. Pois, não são criados todos em igual condição; pelo contrário, a uns é preordenada a vida eterna, a outros a eterna danação”. Calvino afirmou também: “Deus não só haver visto de antemão a queda do primeiro homem e nela a ruína de [sua] posteridade, mas também havê[-las] dispensado por Seu arbítrio.”

Um grupo de calvinistas dizia que antes de os humanos pecarem, Deus já havia decidido que uns poucos escolhidos seriam salvos por meio de Cristo, ao passo que todos os outros seriam abandonados à própria sorte. ´

Assim, esse grupo acreditava que a salvação era por decreto de Deus e que os homens não eram todos iguais. Outros calvinistas pensavam que a salvação estava disponível a toda a humanidade, e que era uma questão de escolha pessoal aceitar ou não essa salvação. Isso significava que a salvação dependia do livre-arbítrio da pessoa. Muito tempo depois da morte de Calvino, ainda havia polêmica no calvinismo sobre assuntos como os decretos de Deus, o livre-arbítrio do homem e as oportunidades iguais para todas as pessoas na Terra.
Perguntas interessantes