Executivo troca carreira por negócio próprio de cosméticos”
Um executivo de São Paulo decidiu abandonar uma carreira promissora em uma multinacional para abrir uma fábrica de cosméticos. Cometeu alguns erros, mas teve a ajuda do Sebrae para alinhar o negócio.
A decisão foi tomada em 1999. “Uns amigos que eram do mercado de cosméticos falaram: você é da área comercial sua mulher entende tudo de cosméticos. Porque vcs não lançam uma marca?”, lembra Fábio Mazzon.
Ele deixou de lado o salário alto que ganhava em seu emprego e resolveu unir sua experiência em vendas com a da mulher, farmacêutica, e abriu uma fábrica de cosméticos. “Começamos a vender na minha cidade natal, em Jaú (SP), pra amigos.”
Em sete anos, foram lançados mais de 200 produtos. Até que veio a primeira crise. “Tudo começou a desmoronar. As operações que tínhamos no interior de São Paulo foram parando até o ponto que eu cheguei e falei: estou eu sozinho aqui!”
O empresário teve a ajuda do Sebrae para se reerguer. “O caso do Fabio é o de muitos empreendedores brasileiros, trabalham muito, fazem muitas atividades, compra e venda, em todas frentes, e não tem tempo de parar para analisar resultados de maneira objetiva", diz Gustavo Carrer, do Sebrae.
Fabio descobriu que gastava muito para divulgar a marca. Então, começou a fabricar cosméticos para quem já tinha nome consolidado no mercado e terceirizou a produção. O faturamento mensal caiu, mas a rentabilidade foi de R$ 30 mil para R$ 400 mil.
Fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Data: 31/05/15.
Após a leitura do caso acima, escolha UM dos pontos elencados a seguir e construa um argumento crítico a respeito desses, apresentando aspectos teóricos e práticos, ou seja a relação da teoria aprendida com a aplicação no caso lido. Mínimo: 7 linhas. Máximo: 15 linhas.
Temas para escolha:
A presença das funções administrativas (PODC).
Racionalidade Administrativa e Limitada presente no caso.
Os aspectos comportamentais da Administração presentes na vida de Fábio.
Eficiência x Eficácia.
Integração Vertical da Marca de Fábio.
Os stakeholders do processo relatado no caso.
Ambiente Geral e Especifíco da empresa de Fábio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
você tem as outras questões desse simulado ?,eu preciso desse e do outro ,por favor me ajude,os meus expirarao
Respondido por
28
O argumento crítico escolhido é: Racionalidade Administrativa e Limitada presente no caso.
Fábio, ao perceber que a divulgação feita não alcançou o efeito desejado e que seus custos com divulgação estavam muito altos, o empresário passou a racionalizar.
Outras atitudes tomadas foi passar a terceirizar a produção que resultou em menos despesas e a fabricação para consumidores que já possuem o nome consolidado no mercado. Pois ele gasta menos com a divulgação, passando a ter menos custos em produção e com a própria propaganda e passa a ter mais rentabilidade em seu empreendimento.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás