Exclusão ou inclusão precária? Mario Theodoro (2007/2008), importante intelectual negro e economista, entende que a ideia de exclusão da população negra precisa ser repensada. Segundo ele, tal linha de raciocínio que pressupõe a dualidade ¿incluídos¿ e ¿excluídos¿, não daria conta de entender a fundo os mecanismos de funcionamento e controle da sociedade brasileira. Dentro dessa chave de interpretação, a desigualdade racial, e consequentemente o racismo, não seria uma anomalia ou uma disfuncionalidade de um sistema defeituoso, mas sim a regra para a sua produção, manutenção e reprodução. Menos um acidente e mais um desenho institucional. Nesse caso, a população afro-brasileira não estaria excluída, mas sim incluída dentro desse sistema social numa eterna condição precária de subcidadania. ¿Somos desiguais, convivemos com a desigualdade e o fazemos com um certo desleixo, em um processo de naturalização da pobreza, mesmo quando ela atinge proporções extremas e abjetas, [¿]. A sociedade brasileira parece operar com uma espécie de pacto com a desigualdade¿. (THEODORO, 2007/2008, p.02).
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e II
Explicação:
Sei do que to falando
O racismo é o preconceito racial que negros sofrem há séculos. Ele é perpetuado por discursos de ódio, violência física, psicológica e verbal e pela estrutura nacional e internacional.
Muitas pessoas, por temerem o racismo ou compactuar com ele, ignoram sua origem ou fingem que não são negras. Preferem mostrar-se brancas, a fim de que sejam melhor aceitadas na sociedade.
A questão é que o racismo tem que ser banido e erradicado da sociedade, por ser uma prática que desrespeita, violenta e odeia as pessoas que são diferentes. Viver em harmonia pressupõe fraternidade, amor ao próximo e entender que todos são livres para se expressar e ser o que quiser ser no mundo.
Portanto, a lógica de inclusão para exclusão faz todo sentido quando a sociedade mascara o racismo e traz um discurso de empatia, mas fajuto e discriminatório.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/12489026