Excerto 1 - Quando tratamos da avaliação, temos que levar em consideração que ela está intimamente relacionada com a teoria que escolhemos para embasar nossa prática escolar, uma vez que deve ser coerente com o processo de ensino e aprendizagem (MENDONÇA: CORDEIRO, 2019, p. 190). Excerto 2 - A tendência histórico-crítica possui como característica uma avaliação que se desenvolve no decorrer de todo o processo de ensino e aprendizagem. Gasparin (2011) nos diz que há avaliação desde o momento em que o professor elabora o conteúdo e o compreende, antes de ensinar seus alunos. Dessa forma, compreendemos que a avaliação permeia todo o processo de ensino e de aprendizagem, desde o momento do planejamento dos conteúdos pelo professor e levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, até o momento de encerramento dos conteúdos (MENDONÇA: CORDEIRO, 2019, p. 195). A tendência histórico-crítica é utilizada amplamente como norteadora para o processo de ensino e de aprendizagem nas instituições escolares de todo país, tendo em vista seus aspectos ativo e interativo, desenvolvendo nos alunos habilidades e competências necessárias para a sua atuação na sociedade e no mercado de trabalho. Desse modo, tomando como base o excerto sobre avaliação e a tendência histórico-crítica, produza um texto dissertativo (mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas) argumentativo destacando a importância da escola na formação de pessoas críticas, reflexivas, sujeitos ativos e participativos. Orientações: - Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas. - Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. - Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade. - Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade. - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. Bom estudo!
Soluções para a tarefa
Pode-se considerar o seguinte exemplo de texto:
"A escola possui a função formativa, assim, o aluno que está em um processo de ensino aprendizagem está também em um processo que o forma como cidadão. A tendência histórico-crítica auxilia os processos de professores e gestores ao compreender a educação para além do padrão. Um exemplo é a compreensão de que a avaliação não se inicia e se encerra com uma prova, contudo, ela já inicia quando o processo de ensino aprendizagem se inicia."
Avaliação e processo de aprendizagem
A avaliação é um mecanismo para testar o desempenho do aluno. As avaliações podem ser somativas, assim avaliam o desempenho do estudante como um todo, ou formativas, que procuram o erro do aluno para corrigi-lo em seu processo de aprendizagem.
Continue estudando sobre avaliação em: https://brainly.com.br/tarefa/26157947
#SPJ11